Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Discussão sobre a importância das artes e esportes no desenvolvimento das crianças é registrada em publicação

Documento apresenta temáticas abordadas durante o Ciclo de Debates em Gestão Educacional realizado em 2019

Funções executivas do cérebro, valor dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem, relação entre as artes e os esportes no desenvolvimento das crianças foram os principais temas abordados durante o Ciclo de Debates de Gestão Educacional, realizado em 2019. O conteúdo do evento ganhou uma sistematização em publicação on-line, disponível gratuitamente.

O Ciclo de Debates contou com palestras de professores e pesquisadores das universidades de Cambridge (Inglaterra), British Columbia (Canadá) e USP (Universidade de São Paulo). O material retoma as temáticas do evento:

  • As lições da neurociência, tema apresentado pela neurocientista Adele Diamond;
  • O papel dos jogos e das brincadeiras no processo de aprendizagem, ministrado pelo professor Lino de Macedo;
  • Artes e esportes: caminho certo – e democrático – para a boa educação, palestra do professor e economista Flávio Comim.

A publicação traz ainda um capítulo sobre o debate realizado com os participantes e informações sobre as edições regionais do Ciclo de Debates nas cidades de São Luís (MA), Aquiraz (CE) e Várzea Grande (MT). Os eventos aconteceram durante os seminários anuais do programa Redes de Territórios Educativos, que também é uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável).