Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia Nacional do Escritor: programas de incentivo à leitura estimulam formação de autores infanto-juvenis

Estudantes que participaram das 5ª e 6ª edições da Olimpíada de Língua Portuguesa tiveram suas obras transformadas em livros digitais e publicados na Estante Digital do programa Leia com uma criança


O Dia Nacional do Escritor é celebrado no dia 25 de julho em memória ao “I Festival do Escritor Brasileiro”, realizado em 1960 pela União Brasileira de Escritores. Em homenagem a essa data, o Itaú Social apresenta exemplos mostrando que o universo literário é para todas e todos.

O programa Leia com uma criança transformou em livros digitais, ganhando ilustrações que acompanham a leitura, quatro textos escritos por estudantes vencedores da 5ª e 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, realizados nos anos de 2016 e 2019. Todos eles estão disponíveis na Estante Digital, dividindo espaço com títulos dos autores Luis Fernando Verissimo, Adriana Falcão, Marcelo Rubens Paiva e os irmãos Grimm. Ao todo, são 14 livros disponíveis gratuitamente.

Leia com uma criança de 2021 distribui livros para 1,5 mil cidades 

“O papel do Itaú Social, por meio de seus programas, é de promover o acesso ao universo literário para crianças e seus familiares a fim de estimular que se tornem leitores e escritores no futuro. Contar histórias deve ser direito de todos, independentemente da idade e classe social”, diz a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Conheça os vencedores da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

“Antes da Olimpíada de Língua Portuguesa, eu praticamente não tinha interesse pela leitura. Porém, desde minha participação em 2019, meu interesse vem crescendo cada vez mais. Hoje, ler é como uma terapia, onde eu entro em um universo novo e completamente diferente do meu e me divirto e aprendo bastante”, conta a estudante Nicole Rodrigues Florentino, uma das estudantes que teve seu texto publicado. 

Conheça as obras dos estudantes:

Da janela de Minas: escrito pela estudante de Belo Horizonte (MG) Nicole Rodrigues Florentino aos 12 anos, sob orientação da professora Terezinha Lima da Silva. É um poema que retrata o cotidiano de uma criança que, através da sua janela, acompanha as belezas e desigualdades da cidade de Belo Horizonte, capital mineira. As ilustrações do livro digital são de Fe Sponchi.

O apanhador de acalantos: escrita pela estudante de Catalão (GO) Beatriz Pereira Rodrigues aos 13 anos, com a orientação da professora Vânia Rodrigues Ribeiro. A história narra o passeio de uma menina na feira da cidade. Ela encontra um senhor que desperta sua curiosidade e a faz refletir sobre o tempo, lembranças, afeto e solidão. A obra virtual conta com as ilustrações de Gabriela Martins Peixoto.

A flor que chegou primeiro: escrita pela estudante de Vianópolis (GO) Mayara de Aleluia Pereira. É uma crônica sobre um dia comum do final de semana, em que a comunidade se reúne em frente à principal estação ferroviária e discute sobre o nome do bairro: Caraíba. As ilustrações do título são de Ivy Nunes.

Sovaco de Cobra: escrito pelo estudante de Manaus (AM) Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira. É um poema que narra a experiência do autor na beira de um igarapé no bairro Sovaco de Cobra que, apesar de atualmente estar poluído, apresenta um cotidiano feliz com crianças brincando. A obra recebeu ilustrações de Érika Lourenço.

Leia com uma criança
Iniciado em 2010, o Leia para uma Criança distribuiu cerca de 63,5 milhões de livros impressos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à LeituraSeu objetivo é incentivar a leitura do adulto com a criança como uma oportunidade de fortalecer o vínculo e de participação ativa na educação desde a primeira infância.

Olimpíada de Língua Portuguesa
O concurso, uma iniciativa do Itaú Social, integra o programa Escrevendo o Futuro. A iniciativa conta com a coordenação técnica do Cenpec e com a parceria do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.