Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia do Estudante: programas despertam interesse de alunos em atividades que potencializam a aprendizagem

Olimpíada de Língua Portuguesa e Mentalidades Matemáticas mobilizam comunidade escolar em torno da participação e protagonismo do estudante


Despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes é um dos maiores desafios dos professores em sala de aula, ainda mais em tempos em que a internet contribui, mas também é um fator de dispersão. Em celebração ao Dia do Estudante (11/08), o Itaú Social destaca programas que têm potencial de mobilização social e, ainda, contribuem com as aprendizagens de alunas e alunos.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Itaú Social, que integra o programa Escrevendo o Futuro. O concurso teve sete edições e premiou produções de textos de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas. A participação ocorre em uma das cinco categorias: Poema; Memórias literárias; Crônica; Documentário e Artigo de opinião.

Matheus Fernandes, aluno da cidade de Iporá (GO), foi um dos selecionados na categoria Memórias Literárias da 6ª edição da Olimpíada, ocorrida em 2019, sob a orientação da professora Marília Alves Magalhães. “O gênero que trabalhamos, memórias literárias, é uma visita ao passado da comunidade, por isso os entrevistados eram pessoas idosas do território. Também tivemos acesso a objetos antigos e a diversos textos do gênero”, conta.

O estudante alega que o concurso mobilizou outras turmas do colégio. “A comunidade escolar se envolveu para acompanhar o percurso de perto, o que foi muito enriquecedor. Isso despertou o interesse dos alunos, pois viram que era possível, que a educação tem um potencial transformador, mesmo em escolas localizadas nas periferias”.

A participação de Laura na Olimpíada permitiu com que trilhasse uma trajetória voltada ao terceiro setor. “Desde que ganhei a medalha eu prometi a mim mesma que não deixaria isso ser em vão. Hoje, eu sou redatora na Iniciativa Íris, uma organização sem fins lucrativos em apoio à comunidade LGBTQIA+ brasileira, e publiquei um texto internacionalmente em nome da iniciativa e em comemoração do Mês do Orgulho”.

Na ocasião, a estudante de Piracicaba (SP) foi uma das vencedoras da edição de 2019 do concurso na categoria de Artigo de Opinião, ela contou com a supervisão da professora Nilda Meireles da Silva. Assim como ocorreu com Fernandes, sua participação no concurso despertou o interesse de alunas e alunos a buscar atividades extraescolares. 

“Após minha participação na Olimpíada de Língua Portuguesa, o incentivo e o preparo em participações de estudantes para essas competições aumentou! Em 2020 e 2021 minha escola participou novamente, seguindo até as regionais. Também avançamos na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas depois de anos sem entrar na competição”, finaliza.

Mentalidades Matemáticas
O programa Mentalidades Matemáticas tem como propósito empoderar o estudante para o ensino da matemática. Essa prática ocorre por meio de estratégias e ferramentas pedagógicas, entre elas está o Youcubed, plataforma que reúne jogos, ideias inspiradoras, vídeos e outros materiais, que propõem o ensino da disciplina de forma criativa.

A iniciativa foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford, e recebeu a tradução para o português numa parceria entre o Itaú Social e o Instituto Sidarta, o conteúdo é voltado não só para professores e estudantes, mas também para os pais e alunos.

Além da ferramenta, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, oferece gratuitamente os cursos  “Conhecendo as Mentalidades Matemáticas” e “Mentalidades Matemáticas na sala de aula”, ambos são destinados para docentes e gestores da educação e estão disponíveis no percurso de Matemática.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.