O Dia da Poesia, celebrado em 21 de março, foi instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para promover a leitura, escrita, publicação e ensino do gênero textual no mundo. No Brasil, a data é comemorada em 31 de outubro, dia de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.
O gênero é tema de uma das categorias da Olimpíada de Língua Portuguesa, que está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. O programa, realizado pelo Itaú Social e MEC (Ministério da Educação) com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), atua na melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas.
Até agosto de 2021, os professores inscritos são estimulados a realizar oficinas de produção de texto nas salas de aula do 5º ano do Fundamental, que propõem a abordagem das temáticas relativas ao gênero: versos, estrofes, ritmos, rimas e repetições, além de outros aspectos relacionados ao gênero. Ao final, os professores apresentarão um relato das práticas desenvolvidas com os estudantes.
Em 2019, na última Olimpíada de Língua Portuguesa, quatro poemas de estudantes do Rio Grande do Norte, Pará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram premiados:
Nos dez de galope lá no meu lugar
Autor: Davi Henrique Teófilo de Azevedo Lima
Professor: João Soares Lopes
Cidade: Bom Jesus – RN
A tela
Autora: Mayra Lourrana de Souza Silva
Professor: Edio Wilson Soares da Silva
Cidade: Vitória do Xingu – PA
O ônibus Feitoria Cohab
Autora: Vitória Eduarda Ferraz Frutuoso
Professora: Cíntia Cristina Zanini
Cidade: São Leopoldo – RS
Da janela de Minas
Nicole Rodrigues Florentino
Professora: Terezinha Lima da Silva
Cidade: Belo Horizonte – MG
É possível conferir os textos dos vencedores e dos semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa neste livro digital. O poema “Da janela de Minas” ganhou também uma edição exclusiva na Estante Digital do programa Leia para Uma Criança, com ilustrações de Fe Sponchi.
Olimpíada de Língua Portuguesa
Em sua sétima edição, o concurso traz um novo formato em 2021, com foco na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, são realizadas oficinas de produção de texto sobre o tema “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.
Além de Poema, também conta com mais quatro categorias: Memórias literárias (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental); Documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3ª série do Ensino Médio).