Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Dia da Poesia: Estudantes participarão de oficinas na Olimpíada de Língua Portuguesa

Gênero será trabalhado durante 13 oficinas desenvolvidas pelos professores e professoras de escolas públicas de todo o país


O Dia da Poesia, celebrado em 21 de março, foi instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para promover a leitura, escrita, publicação e ensino do gênero textual no mundo. No Brasil, a data é comemorada em 31 de outubro, dia de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

O gênero é tema de uma das categorias da Olimpíada de Língua Portuguesa, que está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. O programa, realizado pelo Itaú Social e MEC (Ministério da Educação) com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), atua na melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas.

Até agosto de 2021, os professores inscritos são estimulados a realizar oficinas de produção de texto nas salas de aula do 5º ano do Fundamental, que propõem a abordagem das temáticas relativas ao gênero: versos, estrofes, ritmos, rimas e repetições, além de outros aspectos relacionados ao gênero. Ao final, os professores apresentarão um relato das práticas desenvolvidas com os estudantes.

Em 2019, na última Olimpíada de Língua Portuguesa, quatro poemas de estudantes do Rio Grande do Norte, Pará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram premiados:

Nos dez de galope lá no meu lugar

Autor: Davi Henrique Teófilo de Azevedo Lima

Professor: João Soares Lopes

Cidade: Bom Jesus – RN

A tela

Autora: Mayra Lourrana de Souza Silva

Professor: Edio Wilson Soares da Silva

Cidade: Vitória do Xingu – PA

O ônibus Feitoria Cohab

Autora: Vitória Eduarda Ferraz Frutuoso

Professora: Cíntia Cristina Zanini

Cidade: São Leopoldo – RS

Da janela de Minas

Nicole Rodrigues Florentino

Professora: Terezinha Lima da Silva

Cidade: Belo Horizonte – MG

É possível conferir os textos dos vencedores e dos semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa neste livro digital. O poema “Da janela de Minas” ganhou também uma edição exclusiva na Estante Digital do programa Leia para Uma Criança, com ilustrações de Fe Sponchi.

Olimpíada de Língua Portuguesa

Em sua sétima edição, o concurso traz um novo formato em 2021, com foco na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, são realizadas oficinas de produção de texto sobre o tema “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Além de Poema, também conta com mais quatro categorias: Memórias literárias (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental); Documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3ª série do Ensino Médio).