Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Confira o lançamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

A partir de segunda-feira, dia 22 de fevereiro, inscrições serão abertas para professores das redes públicas estaduais e municipais


Promovida a cada dois anos, a Olimpíada de Língua Portuguesa traz um novo formato em 2021, levando em consideração a prática pedagógica dos docentes e momento de incertezas e desafios causados pela pandemia. O concurso terá foco na valorização do trabalho desenvolvido pelos professores e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva.

A cerimônia de lançamento do concurso, que está em sua 7ª edição, ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 22, às 18 horas, quando serão apresentadas todas as mudanças e o nome do escritor ou escritora homenageada. O evento será realizado on-line e ao vivo de um espaço considerado histórico na cidade de São Paulo, com transmissão pelo Portal Escrevendo o Futuro, YouTube e Facebook do programa.

O lançamento também dará início às inscrições de professores das redes públicas. Mas, é preciso que municípios e estados também façam adesão ao concurso.

Iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada reconhece o trabalho de professores de língua portuguesa e seus estudantes das escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental à 3º ano do Ensino Médio.

Diferentemente das outras edições, a proposta deste ano consiste em avaliar e premiar os relatos de prática, com os registros dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados pelos professores e estudantes durante o trabalho de produção de textos. As categorias são:

  • Poema – 5º ano do Ensino Fundamental
  • Memórias literárias – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
  • Crônica – 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
  • Documentário – 1ª e 2ª séries do Ensino Médio
  • Artigo de opinião – 3ª série do Ensino Médio

O concurso

A Olimpíada busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas, por meio de ações de mobilização para a formação docente. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, são realizadas oficinas de produção de texto sobre o tema “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Saiba mais