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Dia da Matemática: ferramentas contribuem com o ensino criativo da disciplina

Professores podem acessar gratuitamente cursos e ferramentas pedagógicas que contribuem com o ensino da matemática em sala de aula


Para chamar atenção de estudantes em torno da matemática, muitos docentes aplicam formas criativas do ensino da disciplina. Esse recurso era a marca do professor Júlio César de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan, e, graças ao seu trabalho, sua data de nascimento, 6 de maio, foi escolhida para celebrar o Dia Nacional da Matemática.

O Itaú Social incentiva o trabalho de docentes no ensino criativo da disciplina por meio do Polo, onde está disponível o percurso formativo Matemática, que contém cinco cursos sobre o tema e mais um relatório sobre a abordagem Mentalidades Matemáticas, de Stanford, como material de apoio aos cursistas. 

Essa formação contribuiu com o trabalho do professor Auricelio Carneiro, que dá aula para 300 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio do município de São João do Sabugi (RN). Segundo o docente, o grande problema dos alunos com a matemática era o domínio das quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão).

Durante a realização dos cursos Pensando matematicamente e Conhecendo as Mentalidades Matemáticas, Auricelio conta que descobriu novas metodologias de ensino da matemática, possibilitando uma aprendizagem mais ampla, criativa e que despertou interesse dos estudantes para a disciplina.

“Na sala de aula, esse tipo de abordagem se mostra bastante efetivo. Eles estão percebendo que existe mais de uma maneira de solucionar as questões e que, às vezes, seu colega conseguiu resolver de uma forma mais fácil. Sinto que, aos poucos, estou desconstruindo a ideia de que a matemática é difícil e que só alguns têm uma espécie de dom para aprendê-la”, aponta o professor.

Youcubed
O Youcubed é uma plataforma gratuita cuja proposta é empoderar o ensino e aprendizagem de matemática, além de contribuir para melhorar o nível de engajamento e desempenho dos estudantes em sala de aula. O conteúdo da ferramenta foi produzido pela Universidade de Stanford e sua tradução foi viabilizada pelo Itaú Social em parceria com o Instituto Sidarta.

Estão disponíveis diversas atividades, como jogos, desafios, ideias inspiradoras, vídeos, aplicativos e pôsteres. O docente pode escolher conteúdos conforme o ano escolar ou por tópicos, como multiplicação, frações e probabilidades, entre outros.  Segundo a instituição de ensino, a metodologia do Youcubed é usada em metade das escolas nos Estados Unidos.

Polo
O Polo foi lançado em 2019 com o objetivo de promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. Todas as formações e conteúdos da plataforma são gratuitos, certificados e destinados para docentes, gestores de educação e representantes de OSC (organizações da sociedade civil).