Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

De cara nova: Polo reformula site para melhorar a experiência de profissionais da educação e do terceiro setor

Novo layout facilita a navegação do cursista e destaca os lançamentos de cursos na plataforma de formação do Itaú Social


O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, apresenta seu novo visual ao público. A plataforma possui mais de dois anos e, neste período, alcançou a marca de mais de 110 mil usuários, entre docentes, gestores de educação e representantes de OSC (organizações da sociedade civil). 

A nova estética tornou os principais conteúdos da plataforma mais acessíveis, especialmente para os usuários que utilizam tablets e smartphones. Também passa ser disponibilizada a seção ajuda, com as principais dúvidas que possam surgir durante a navegação. As abas disponibilizam, gratuitamente, os conteúdos e os serviços do Polo, são elas:

Formações: reúne cursos e percursos disponibilizados pelo Polo. Enquanto que o curso oferece a formação ao usuário sobre determinado assunto, o percurso reúne dois ou mais cursos que tenham um tema em comum, além de materiais que auxiliam na complementação daquele assunto.

Biblioteca: disponibiliza artigos, notas técnicas, vídeos, coleções, pesquisas e estudos sobre diversos assuntos envolvendo as áreas da educação e do terceiro setor.

Editorial: são publicações sobre temas que estão em notoriedade. Os textos também disponibilizam estudos para os usuários que tenham interesse em se aprofundar no assunto.

Sobre: conta a história do surgimento do Polo e o objetivo da plataforma. Nesta área, o usuário também tem acesso a todos parceiros que apoiaram no desenvolvimento dos materiais, serviços e formações que são oferecidas, gratuitamente, pelo site.

Os cursos e os percursos da plataforma são autoformativos, certificados e produzidos em parceria com especialistas da área da educação. Todos os conteúdos e recursos que a plataforma oferece são gratuitos e tem a proposta de apoiar o trabalho prático em sala de aula e no planejamento, aplicação e monitoramento de estratégias pedagógicas, além de contribuir na gestão das OSCs.

Os conteúdos acompanham os principais desafios na área da educação, como a pandemia da Covid-19, a equidade racial e o fortalecimento das vozes indígenas. Confira:

Recuperação das aprendizagens
Para apoiar os dirigentes municipais e equipes técnicas de educação, o Polo lançará no dia 16 de março o percurso formativo Recuperação das aprendizagens, oferecendo seis cursos interligados: busca ativa escolar; acolhimento e clima escolar; flexibilização curricular; avaliação diagnóstica; reorganização das atividades pedagógicas; e acompanhamento de aprendizagens.

Ensino na pandemia
Ao longo da pandemia, o Polo disponibilizou diversos conteúdos com o objetivo de apoiar educadores e minimizar o impacto da Covid-19 na educação. Alguns que se destacam são os cursos de ensino híbrido para docentes e gestores, o estudo Retratos da educação no contexto da pandemia e a pesquisa Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias.

Equidade racial na escola
Para incentivar a discussão sobre  equidade racial na educação pública brasileira, a especialista em Monitoramento e Avaliação do Itaú Social, Esmeralda Macana, publicou um editorial no site, enquanto a coleção Equidade racial na educação básica reúne artigos e pesquisa para apoiar profissionais do ensino e de OSCs no confronto a desigualdade racial.

Fortalecimento da cultura indígena
A plataforma oferece o curso Jenipapos – Literatura de autoria indígena, desenvolvida em parceria com a MINA – Comunicação e Arte, e que aborda a literatura de autoria indígena, com seus pontos e contrapontos históricos e atuais, a partir da contribuição dos povos originários.O usuário do Polo ainda tem acesso ao editorial Literatura para fortalecer as vozes indígenas e à coleção Laboratório Socionaturais Vivos, que contém quatro vídeos mostrando a vivência em comunidades indígenas do estado de Roraima.