Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio), o Itaú Social destaca que o programa Escrevendo o Futuro está com inscrições abertas para os cursos “Leitura vai, leitura vem: práticas em sala de aula” e “Nas tramas do texto”, ambos destinados aos professores da disciplina.
Vale destacar que ensino da língua portuguesa, ao lado da matemática, é um dos mais desafiadores para os professores, como mostra o estudo “Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias“, realizado pelo Datafolha, a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Segundo o levantamento, sete a cada dez entrevistados disseram que os alunos precisam de maior apoio para a aprendizagem da disciplina.
ℹ️ Mais de sete mil docentes participam dos cursos em 2021
Os cursos oferecem dicas de avaliação, planejamento e abordagem da matéria em sala de aula. A recomendação para participar das formações é que o interessado disponha de 60 horas livres, em um período de dois meses, e que tenha instalado em seu computador a última versão do programa gratuito Adobe Reader (leitor da extensão PDF).
Os conteúdos foram elaborados pelo “Escrevendo o Futuro”, programa do Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec. Ambas as formações são gratuitas, autoformativas e oferecem certificados após a conclusão.
Conheça os cursos
Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula
Objetivo: visa apoiar o trabalho de professores que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura.
Carga horária: 60 horas
Curso autoformativo
Nas tramas do texto
Objetivo: por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores e estudantes, o curso reflete sobre questões relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de texto.
Carga horária: 60 horas
Curso autoformativo
Escrevendo o Futuro
Além de oferecer materiais de apoio para docentes e gestores de educação pública, o programa também promove a Olimpíada de Língua Portuguesa, que completou sete edições em 2021 e mobilizou mais de 59 mil professores de 3.877 cidades de todas as regiões do Brasil.