Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Cursos de capacitação de professores de Língua Portuguesa estão com inscrições abertas

Formações são virtuais, gratuitas e refletem sobre o ensino da leitura e da produção textual


Para quem é professor e está em busca de conhecer métodos de ensino da Língua Portuguesa, o Escrevendo o Futuro, programa do Itaú Social, está com inscrições abertas para os cursos “Leitura vai, leitura vem: práticas em sala de aula” e “Nas tramas do texto”. Ambos são gratuitos, autoformativos e oferecem certificados após conclusão.

A recomendação para participar dos cursos é que o interessado disponha de 60 horas livres, dentro de um período de dois meses, e que tenha instalado em seu computador a última versão do programa gratuito Adobe Reader (leitor da extensão PDF).

O docente que optar em cursar a formação Leitura vai, leitura vem passará por quatro etapas: “Concepções e práticas de leitura”, “Planejamento de atividades para aulas de leitura”, “Como ensinar leitura: dinâmicas de sala de aula e seus objetivos” e “Avaliação e leitura”.  

O objetivo do curso é promover reflexão sobre a disciplina e oferecer sugestões, práticas e dinâmicas que podem ser adotadas no contexto escolar, contribuindo com o ensino da leitura para estudantes.

A formação Nas tramas do texto também possui quatro módulos, sendo que em cada um abordará elementos da produção textual, como coerência e coesão, narrativa, gêneros textuais, metodologia de ensino em sala de aula, entre outros.

A proposta do conteúdo é que o docente possa refletir sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos. Como método, o curso propõe uma análise de produções escritas por jornalistas, escritores e, principalmente, estudantes, visando aprimorar as dinâmicas do professor em sala de aula.

Abrangência
Em 2021, mais de sete mil professores participaram dos cursos do programa, sendo que no primeiro semestre foram 5.254 cursistas, enquanto que o segundo teve a adesão de 2.581 profissionais da educação. Os cursos mais acessados pela plataforma foram “Leitura vai, leitura vem: prática em sala de aula” e “Nas tramas do texto”.

Escrevendo o Futuro
É uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino, da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país. O programa promove a Olimpíada de Língua Portuguesa, que completou sete edições em 2021, e disponibiliza formações e materiais de apoio para docentes e gestores de educação pública.


Leitura vai, leitura vem:
práticas em sala de aula


Inscrição: gratuita
Cadastro: pelo site
Carga horária: 60 horas
Duração: oito semanas
Nas tramas do texto

Inscrição: gratuita
Cadastro: pelo site
Carga horária: 60 horas
Duração: dez semanas