Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Crianças aproveitam as férias na exposição do Itaú Social em Salvador

Nos sábados de janeiro, escolas e organizações da sociedade civil participaram de eventos na mostra gratuita de 25 anos do Itaú Social 

 

Mediadoras de leitura lideram atividades na mostra Tecendo Redes, em Salvador. Foto: Manu Cavadas

 

Cerca de 300 crianças participaram da programação especial e gratuita da exposição Tecendo Redes, que celebra os 25 anos do Itaú Social, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador. Ao longo dos sábados de janeiro, foram realizadas atividades com metodologias e práticas que permeiam os projetos desenvolvidos pelo Itaú Social na educação, sobretudo relacionados ao estímulo à leitura.

 

Crianças assistem ao teatro de bonecos, que representou a história “A Menina que Amava Livros”. Foto: Caio Lirio

 

Abertos ao público, os eventos contaram também com a participação das crianças da OAF (Organização do Auxílio Fraterno) e da Base Comunitária do Bairro de Santa Cruz. A programação começou no dia 4 com narração de histórias, que utilizou técnicas das artes cênicas para explorar os livros. Nesse dia o público também participou da atividade “História Aberta”, que resultou na construção coletiva de uma narrativa. No dia 11 foi a vez do teatro de bonecos, com a representação da história “A Menina que Amava Livros”.

 

Instrutora ensina a construir as bonecas Abayomis, de origem africana. Foto: Caio Lirio

 

No sábado seguinte, dia 18, as crianças participaram da Oficina de Bonecas Abayomis, que possuem origem africana. Elas aprenderam a construir a tradicional boneca com malhas pretas para o corpo, sem uso de recorte ou costura, e compuseram as roupinhas que remetem a tecidos e estampas do continente. Essas bonecas se tornaram símbolos de cuidado e afeto e enquanto as produziam, os participantes conheciam mais sobre história dos povos africanos e suas raízes.

O encerramento do circuito de atividades aconteceu no dia 25, com uma imersão no universo das cantigas, parlendas, trava-línguas, jogos e brincadeiras. As atividades foram desenvolvidas em torno de um círculo, como um elemento de invenção, reinvenção e movimento.

 

Exposição Tecendo Redes

A exposição “Tecendo Redes” segue em cartaz até o dia 2 de fevereiro, em Salvador, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. A mostra apresenta as iniciativas o Itaú Social e histórias de pessoas e instituições que constroem em conjunto esse percurso em prol da melhoria da educação pública no país.

Atividades de leitura também foram realizadas entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro, no mesmo espaço, em parceria com as bibliotecas comunitárias Sete de Abril, Novo Amanhecer e de Ítalo, ligadas à RBCS (Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador) e a RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias).

A exposição, que já esteve em São Paulo, pode ser conferida virtualmente.