Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Exposição em Salvador celebra os 25 anos de atuação do Itaú Social

Capital baiana é a segunda cidade a receber a mostra, em exibição no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha

 

Exposição Tecendo Redes pode ser conferida no Espaço Itaú de Cinema. Foto: Manuela Cavadas

 

A exposição “Tecendo Redes”, que celebra os 25 anos de atuação do Itaú Social, chega a Salvador (BA) apresentando iniciativas da Fundação e histórias de pessoas e instituições que constrõem em conjunto esse percurso em prol da melhoria da educação pública no país. A mostra fica em cartaz até 15 de dezembro no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, localizado na Praça Castro Alves.  

O visitante é convidado a conhecer, por exemplo, o universo da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em parceria com o Ministério da Educação, que mobiliza milhares de professores e estudantes de escolas públicas de todo o país. É possível conferir redações finalistas de edições passadas, tanto de estudantes baianos quanto de alunos todo o Brasil. Já a atuação dos professores na Olimpíada é evidenciada nos Relatos de Prática, que reúnem experiências desenvolvidas por eles em sala de aula. 

Outra iniciativa presente na exposição é o programa Leia para uma Criança. Uma pequena biblioteca reúne títulos infanto-juvenis já distribuídos pelo programa para consulta do público.

 

Painel mostra panorama da educação brasileira e do impacto da atuação do Itaú Social. Foto: Manuela Cavadas

 

A exposição, montada em parceria com o Itaú Cultural, também reúne em vídeos diversos depoimentos de beneficiados e parceiros que participaram de ações ao longo desses 25 anos. Em outra seção, números presentes num painel dão um panorama da educação brasileira e do impacto da atuação do Itaú Social neste contexto.

A exposição já recebeu mais de sete mil visitantes em São Paulo, no Espaço Memória do Centro Empresarial Itaú. O coordenador de Comunicação do Itaú Social, Alan Correia, destaca que as pessoas, organizações e iniciativas que fazem parte da história da Fundação estão em todas as regiões do país e, por isso, era essencial levar a mostra para além da capital paulista. “Há muitas ações do Itaú Social na Bahia, e por coincidência há em Salvador uma unidade do Espaço Itaú de Cinema, nosso novo parceiro na exposição. É muito simbólico celebrar esses 25 anos de trabalho na cidade”.

 A abertura da mostra, no dia 24 de setembro, foi marcada por um sarau com a participação do ator, dramaturgo e poeta Daniel Farias; a poetisa e professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lívia Natália; a jornalista, roteirista e youtuber Maíra Azevedo (a Tia Má); e a jornalista e vencedora nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2010, Bianca Soares.

 

Exposição recebeu mais de sete mil visitantes em São Paulo e agora está em Salvador. Foto: Manuela Cavadas

 

Informações

Exposição Tecendo Redes: Itaú Social 25 anos

Até 15 de dezembro

Visitação aberta diariamente, das 13h30 às 21h

Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha (Praça Castro Alves, s/n – Centro)

Entrada gratuita