Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Conheça as iniciativas de monitoramento e avaliação do Itaú Social

Cursos presenciais e on-line e publicações contribuem para a formação continuada de gestores públicos e profissionais da educação

 

O monitoramento e a avaliação oferecem subsídios para a gestão de projetos sociais e contribuem para otimizar a alocação de recursos. O Itaú Social desenvolve um programa próprio na área, que tem entre os objetivos permitir aos gestores de projetos sociais e outros atores das políticas públicas o melhor acompanhamento das ações. 

Conheça nossas principais iniciativas:

 

Curso on-line Avaliação e Aprendizagem

Os gestores públicos e escolares que buscam entender melhor os indicadores usados para avaliar a aprendizagem dos alunos podem se inscrever nesse curso, realizado em parceria com a Comunidade Educativa – Cedac. Entre os assuntos abordados estão a avaliação da qualidade da educação, avaliações externas e indicadores educacionais. A carga horária é de 24 horas e as inscrições estão abertas neste link.

O curso está disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social que oferece outros cursos on-line e presenciais, desenvolvidos junto a diversos parceiros.

 

Livro Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Com o objetivo de disseminar o conceito e a prática da avaliação de projetos sociais, o Itaú Social lançou o livro Avaliação Econômica de Projetos Sociais, que está disponível na íntegra neste link. Em sua terceira edição, a publicação reúne diferentes exemplos de avaliação de iniciativas brasileiras e suas metodologias.  

 

Livro Avaliação: Um Guia de Conceitos

A obra de Michael Scriven, intitulada Evaluation Thesaurus em inglês, conta com mais de dois mil verbetes sobre processos avaliativos em diversas áreas, como educação, terceiro setor e órgãos governamentais. A tradução inédita é uma iniciativa do Itaú Social e da Fundação Roberto Marinho, com publicação pela editora Paz & Terra. A obra está à venda em diversas livrarias.

 

Seminário Internacional de Avaliação

Realizado em 2018 pelo Itaú Social e diversos parceiros, o 14º Seminário Internacional de Avaliação: Pensamento Avaliativo e Transformação Social contou com a presença do pesquisador norte-americano Michael Patton, um dos responsáveis por alçar a avaliação ao status de campo disciplinar e profissional.

Uma reportagem completa, com textos, vídeos e infográficos pode ser conferida neste link. Também está disponível um documento com a sistematização completa do seminário. A 15ª edição do Seminário ocorre neste ano.

 

Curso Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais

O curso presencial é voltado para estudantes de mestrado, doutorado ou pós-graduados em Economia, Administração e áreas afins, uma vez ao ano. A formação combina conhecimentos avançados em gestão da avaliação e aprofundamento em econometria aplicada. Com carga horária de 140 horas, as inscrições para 2020 foram encerradas em novembro.

 

Saiba mais sobre no portal da Rede de Avaliação Econômica de Projetos Sociais.