Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social apoia tradução inédita para o português de livro de Michael Scriven sobre processos avaliativos

Obra reúne verbetes sobre processos avaliativos para esferas como educação, terceiro setor e órgãos governamentais

 

O livro Avaliação: Um Guia de Conceitos, de Michael Scriven, está disponível pela primeira vez em língua portuguesa. Intitulada Evaluation Thesaurus em inglês, a obra conta com mais de dois mil verbetes sobre processos avaliativos em diversas áreas, como educação, terceiro setor e órgãos governamentais. 

A tradução inédita é uma iniciativa do Itaú Social e da Fundação Roberto Marinho, com publicação pela editora Paz & Terra. A obra está à venda em diversas livrarias. 

O objetivo dos idealizadores é fortalecer e ampliar as práticas no campo da avaliação dentro da rede de associados do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), e também no Brasil.

“O lançamento reforça o trabalho de consolidação de conceitos, parâmetros e padrões do campo do monitoramento e avaliação que o Grupo de Avaliação do GIFE vem conduzindo por meio de publicações, encontros e oficinas, bem como de um seminário anual”, afirma a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.

Além dos verbetes, a obra contém informações sobre avaliação de programas, teorias científicas, pessoas, produtos, propostas e desempenho. Autor de diversos livros, Michael Scriven é considerado referência mundial no campo da avaliação.

 

Evento de lançamento

O livro foi lançado no dia 30 de maio, em evento na cidade de São Paulo. Na ocasião, os participantes assistiram a um “duelo de verbetes” conduzido por Angela Dannemann e pela gerente de desenvolvimento institucional da Fundação Roberto Marinho, Mônica Pinto. Na dinâmica, elas conectaram conceitos apresentados no livro aos processos avaliativos realizados pelas organizações em que atuam.

A coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, Nilma Fontanive, também apresentou um experimento de introdução de avaliação formativa e normativa nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Médio, realizado em escolas da rede estadual de Tocantins.

O evento contou ainda com a participação de Thomaz Chianca, consultor em avaliação de programas e revisor da tradução do livro de Michael Scriven.