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Polo de desenvolvimento educacional
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Confira orientações para retorno dos estudantes com deficiência às escolas

Instituto Rodrigo Mendes desenvolveu material baseado em experiências internacionais em educação inclusiva


O Instituto Rodrigo Mendes desenvolveu uma campanha de orientações para o retorno dos estudantes com deficiência às escolas. O material foi baseado na pesquisa Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19, realizada em parceria com o Itaú Social e outras instituições.

De acordo com o documento que resume as principais práticas, não há correlação automática entre deficiência e risco aumentado para Covid-19, por isso, os estudantes com deficiência têm o direito de retornar com os demais. 

Confira as principais orientações relacionadas às questões sanitárias:

  • A escola precisa assegurar que as medidas de higiene sejam adotadas, incluindo orientação para lavagem frequente das mãos e para a prática de tossir e espirrar no cotovelo, uso de álcool em gel, procedimentos de limpeza de instalações e práticas seguras de preparação de alimentos;
  • Instalações de água e higiene devem ser acessíveis a todos;
  • Estudantes com deficiência com dificuldades para lavar ou higienizar as mãos precisam receber apoio;
  • Equipamentos como cadeiras de rodas, bengalas, óculos, próteses, merecem cuidados de higiene;
  • Nos casos de turmas com estudantes com deficiência auditiva, recomenda-se que todos usem máscaras transparentes para não prejudicar a comunicação;
  • Caso o estudante apresente intolerância ao uso da máscara, essa medida deve ser flexibilizada.

Saiba mais
O Itaú Social também disponibilizou no Polo, seu ambiente de formação, o curso Educação especial na perspectiva inclusiva para dirigentes municipais e equipe, que tem por objetivo apoiar os dirigentes municipais e equipes técnicas com estratégias para garantir a equidade no trabalho remoto.