Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Confira o programa “Lugar de Livros”, parceria entre Itaú Social e TV Cultura

Série de interprogramas tem 60 episódios e está disponível na íntegra no YouTube


Com o objetivo de sensibilizar famílias para a importância da leitura na primeira infância, o Itaú Social, em parceria com a TV Cultura, lançou, em dezembro do ano passado, a série de interprogramas Lugar de Livros.

A atração foi exibida durante a programação da emissora e está disponível na íntegra no canal do YouTube do Itaú Social. São 60 episódios de cinco minutos cada, compostos por três quadros:

  • Saberes da Família: apresenta a importância da leitura desde cedo, mediada por um adulto, por meio das histórias de famílias leitoras;
  • Territórios da Leitura: mostra diferentes iniciativas em todo o Brasil que incentivam a leitura;
  • Mediações: dá dicas de livros para o público infantil, em especial de zero a seis anos, com um escritor ou mediador lendo um trecho de uma obra e convidando o adulto para ler para e com uma criança.

A importância da leitura

Com a leitura desde os primeiros anos de vida, meninas e meninos se reconhecem, compreendem tempos e espaços, criam vínculos e constroem memórias afetivas por meio da palavra. Além da aquisição da linguagem, domínio das palavras e seus significados, construindo, dessa maneira, conhecimento.

Confira o conteúdo especial O valor da leitura

Ao apresentar as histórias e personagens às crianças, a literatura exerce um papel fundamental na construção de significados. Elas passam a usar a imaginação, a criatividade e a empatia para lidar com sentimentos e emoções, enriquecendo e ampliando suas experiências com os outros e com elas mesmas.

Leia para uma Criança

O Lugar de Livros é um desdobramento do programa Leia para uma Criança, desenvolvido pelo Itaú Social no campo da leitura. O programa completou 10 anos e, desde a sua criação, já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos pelo país, destinados a organizações da sociedade civil, redes públicas de ensino e pessoas físicas.

O Itaú Social entende o tema da leitura a partir dos diferentes tipos de letramento. Assim, atua em diferentes frentes para apoiar gestores públicos, escolas, organizações da sociedade civil e bibliotecas comunitárias na garantia do acesso a esse direito básico à população.