Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Comitê Mobiliza Itaú Centro Tecnológico conquista prêmio sobre voluntariado empresarial

Concurso reconheceu Comitê como agente de transformação e inspiração de pessoas e de outras organizações


O Comitê Mobiliza Itaú Centro Tecnológico foi reconhecido no concurso Prêmio Aplaude 2022, que tem como objetivo incentivar a prática voluntária nas empresas. Localizado na cidade de São Paulo (SP), o grupo conta com onze membros fixos e já promoveu cerca de 90 atividades voluntárias somente neste ano, impactando mais de 17 mil pessoas.

“Fazemos um planejamento anual e depois vamos ajustando à medida que recebemos algum pedido de apoio de alguma escola ou instituição”, explica a representante do Comitê, Catarina Yamaguchi, sobre a organização entre os voluntários. Vencer foi como uma validação de tudo o que os Comitês têm feito desde 2014 com ações sociais que transformam vidas e territórios.

As principais ações realizadas pelo Comitê envolvem mediações de leitura, formações e arrecadação e doação de material escolar, livros e brinquedos. Além desse núcleo, a plataforma Mobiliza, do Itaú Social, possui outros 41 grupos formados por colaboradores e aposentados do Itaú Unibanco espalhados em todas as regiões do Brasil

O Comitê Mobiliza Itaú Centro Tecnológico venceu a categoria “Inspira”, no qual reconhece atividades de voluntariado transformador da sociedade, com potencial para inspirar pessoas e outras organizações. A premiação contou com 113 projetos inscritos, que mobilizaram 70.800 voluntários e impactaram 2,4 milhões de pessoas direta e indiretamente. 

Polo oferece percurso formativo que apoia o voluntariado

A premiação foi realizada pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e ocorreu dentro da cerimônia organizada pelo CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial). O objetivo do prêmio foi de incentivar a prática voluntária nas empresas.

Comitês
Todas as ações organizadas pelos Comitês Mobiliza estão disponíveis na Plataforma Mobiliza e ocorrem em parcerias com organizações da sociedade civil, escolas e outras instituições. Para ficar por dentro dessas iniciativas e contribuir com algumas dessas práticas, basta buscar no site atividades selecionando opções de filtros por localidade, tema ou palavra chave.

Voluntariado empresarial
Segundo pesquisa “Voluntariado no Brasil 2021”, realizado pelo Datafolha e IDIS (Instituto para o Desenvolvendo do Investimento Social), com apoio do Itaú Social, 15% das ações voluntárias ocorrem por meio de instituições privadas, sendo que a maioria deles (58%) promove ações com frequência definida. Destes, 68% se dedicam mais de cinco horas por mês, 10 pontos percentuais a mais quando comparado aos voluntários de forma geral (58%).

Este público também tem preferência maior com projetos voltados a crianças e adolescentes, enquanto que 32% dos voluntários corporativos realizam ou já realizaram ações para a infância, a média dos voluntários em geral é de 25%.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.