Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Cerimônia anuncia vencedores da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Evento será transmitido nesta sexta-feira pelo canal do YouTube e reconhece as experiências e produções coletivas realizadas por professores e estudantes de escolas públicas


A 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa chega ao fim com a celebração dos 20 docentes e suas turmas de estudantes vencedores desta edição. A cerimônia ocorre nesta sexta-feira,  10 de dezembro, e será transmitida no canal do YouTube do programa Escrevendo o Futuro.

Serão anunciados quatro vencedores em cada uma das categorias do concurso: Poema (5º ano do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental), Documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3ª série do Ensino Médio). Entre as premiações estão notebooks para os docentes e tablets para os estudantes. As escolas receberão acervos de livros para a biblioteca e placas de homenagens.

O concurso integra o programa Escrevendo o Futuro e recebeu mais de 112 mil inscrições, registrando a adesão de todos os estados brasileiros, totalizando 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas. O objetivo do evento é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. 

Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa mobiliza cerca de 6.500 docentes e estudantes

“Sempre digo que, independentemente do território ou conjuntura socioeconômica, é dever das redes de ensino e da sociedade como um todo despertar o desejo e o entusiasmo das crianças pela leitura e pela escrita, desde a infância. Na próxima sexta-feira celebraremos a dedicação de milhares de escolas, professores e famílias que se organizaram e se mobilizaram para que os estudantes pudessem refletir e retratar sobre a realidade de suas vivências, comunidades e de seu tempo, por meio da escrita. Agradecemos o empenho e entusiasmo de todos, apesar de tantos desafios que a educação brasileira atravessa”, destaca a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.

7ª edição
A edição deste ano trouxe um novo formato, com foco na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva. Todas as etapas do concurso ocorreram virtualmente.

A homenageada da edição foi a escritora, professora e poeta Geni Guimarães, com trajetória na literatura e na educação. A autora, de 74 anos, coleciona obras relevantes como “Leite do peito”, “A cor da ternura” (livro premiado com o Jabuti) e a antologia poética “Balé das emoções”, títulos que trazem reflexões sobre educação, racismo e literatura.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Itaú Social, sob coordenação técnica do Cenpec e com a parceria do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.