Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Cátedra de Educação Básica promove quatro minicursos gratuitos em junho

A transmissão ocorre às terças e quintas via YouTube. Não é necessário uma inscrição prévia


A Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Itaú Social e Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo), promove  quatro minicursos on-line em junho. 

Voltado para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área, os minicursos acontecem sempre das 19h às 21h30, às terças e quintas-feiras no canal da Cátedra no YouTube

Durante a transmissão, serão concedidos atestados de participação. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a live.

Confira a programação :

01/06 | Abordagem Maker na Educação Básica – Roseli Lopes e David Cavallo

  1. Porque maker para aprender: Os princípios e alguns exemplos
  2. Os fundamentos: ideias, aprendizagem e ferramentas
  3. Projetos, problemas e design emergente
  4. Aprendendo making: sua vez
  5. Criação de ambientes para facilitar o engajamento, aprendizado profundo e inclusão de todos

15/06 | Métodos de abordagem interdisciplinar – Daniel Puig e Valter Costa

A experiência do Método com Projetos em Reformas Curriculares implementadas na Rede Municipal de Educação de São Paulo, em dois momentos: durante a administração de Luiza Erundina (1989-1992), com Paulo Freire como Secretário de Educação, e no período da administração de Fernando Haddad (2013-2016). Abordagem interdisciplinar de um problema concreto, como exemplo do debate epistemológico e da aplicação prática na escola e na formação de professores. Proposta de trabalho coletivo e compartilhamento de seus resultados entre participantes do minicurso.

17/06 | O Território e o Currículo: Experiências do Sensível, Expectativas de Transformação – Valter Costa e Daniel Puig 

O minicurso aborda experiências com trabalhos curriculares que valorizam o conhecimento do Território e a interdisciplinaridade, no ensino superior e formação de professores, em unidades educacionais, colégios universitários, organizações comunitárias e atividades de extensão em diferentes regiões do país. Serão apontadas suas ressonâncias, por meio de depoimentos, da avaliação crítica de seus resultados e suas implicações para as práticas educacionais nos diferentes níveis de ensino.

29/06 | Ortega y Gasset e a Pedagogia – Nilson José Machado

  1. A Meditação da Técnica (1939): antecipação de questões atuais sobre a Tecnologia.
  2. Biologia e Pedagogia (1921): a atualidade das questões socioemocionais.
  3. O Fundo Insubornável da Pessoa (1916): matriz para fundar uma Ética.

Cátedra de Educação Básica

A Cátedra tem como objetivo contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas. A assinatura do convênio junto ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) ocorreu em 21 de fevereiro de 2019 e tem duração de cinco anos.