Encontrar um livro infantil em que a cultura negra é protagonista da história nem sempre é uma tarefa fácil. Para apoiar essa busca, o “Catálogo com sugestões de livros de Literatura Infantil” oferece diversos títulos, no acervo Anansi, para pessoas que tenham interesse nessa temática.
A lista das obras é acompanhada por uma descrição a respeito dos enredos, que tratam de aspectos ligados à beleza, à religiosidade, à fauna, à flora e às brincadeiras de origem africana. Os textos foram criados em formato de poemas, contos e crônicas. Todos os livros são de autores nacionais.
ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial
Para Fabiana de Oliveira, professora, autora e organizadora do catálogo, o objetivo de oferecer livros infantis sobre esse tipo de temática fortalece a autoestima das crianças negras e amplia suas perspectivas em relação à vida profissional e pessoal. “São conteúdos que enriquecem a cultura infantil, destacando as diferenças presentes na formação da nossa nação, além de romper com o imaginário formado apenas por bonecas e personagens brancos”, diz
A iniciativa contou com o apoio do Itaú Social e do Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica. Esse foi o segundo produto resultado da pesquisa aplicada “A relação entre os aspectos materiais das culturas infantis e a questão étnico-racial na infância”. O primeiro foi a publicação de um artigo, também disponível no acervo da Anansi.
Sobre o edital
O programa selecionou 15 projetos de pesquisas a serem aplicadas em todas as regiões do país. Nove autores receberam apoio para a produção de artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. As iniciativas receberam suporte técnico e financeiro do Itaú Social e podem ser acessadas gratuitamente no site do programa.
Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi vem recebendomais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos conteúdos serão gerados a partir de pesquisas aplicadas, apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.