Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Assista à transmissão ao vivo do seminário sobre profissionalismo e competência na educação básica

Evento faz parte do Ciclo Ação e Formação do Professor, idealizado pela Cátedra de Educação Básica

A Cátedra de Educação Básica, parceria entre o Itaú Social e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realiza o primeiro seminário do Ciclo Ação e Formação do Professor neste sábado, 16 de março, das 9 às 18 horas.

Acompanhe a transmissão ao vivo, no dia do evento, neste link. As inscrições presenciais já foram encerradas.

Voltado para a professores, equipes pedagógicas e dirigentes escolares, a proposta do seminário é debater o profissionalismo, competência, planejamento, avaliação e experiências inovadoras na educação. Confira a seguir a programação completa do evento, que será composto por quatro mesas:

 

9h: Abertura – Guilherme Ary Plonski (FEA e IEA/USP)

9h30 às 10h10: Palestra A – O Professor e a Ideia de Profissionalismo – Nílson José Machado (FE e IEA/USP)

A ideia de Profissionalismo entre o mercado e o Estado: competência técnica, compromisso público, autorregulação. O Professor como um Profissional: análise de duas competências específicas (mediação e cartografia).

10h10 às 10h50: Palestra B – O Professor e suas Competências -Lino de Macedo (IP e IEA)

A ideia de Competência e suas implicações no trabalho do professor. Significado de uma escola de competências. Modelos de atuação docente em uma perspectiva construtivista. Crítica à ênfase no desempenho competente, hoje.

10h50 às 11h20: Coffe-Break

11h20 às 12h40: Debate

12h40 às 14h10: Almoço

14h10 às 14h50: Palestra C – A Ação do Professor como Profissional – Luís Carlos de Menezes (IF e IEA/USP) / Elie Ghanem (FE e IEA/USP)

Sentidos e atributos do termo “profissional” no caso dos professores. A necessária integração entre o cognitivo e o prático, a instrução e o exercício profissional. Alguns questionamentos e demandas para governos e sociedade civil.

14h50 às 15h30: Palestra D – Atratividade e Carreira Docente – Caroline Tavares (Todos pela Educação)

A atuação profissional na carreira docente e a escolha da profissão perpassam pelo campo da atratividade do ser-docente nos dias atuais. Apontamentos necessários para a reflexão sobre o futuro da carreira do magistério.

15h30 às 16h: Coffe-Break

16h às 17h20: Debate

17h20 às 17h50: Síntese/Encerramento

 

Além dos debates, o evento possibilitará a sistematização de informações fundamentadas sobre experiências pontuais e políticas educacionais nos três níveis de governo.

O Ciclo Ação e Formação do Professor também realizará mais dois encontros, em abril e maio, sempre aos sábados, para que professores possam acompanhar as programações sem comprometer suas rotinas de sala de aula. Confira neste link mais informaçoes sobre os próximos seminários.