Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Assista à transmissão ao vivo do seminário sobre profissionalismo e competência na educação básica


Evento faz parte do Ciclo Ação e Formação do Professor, idealizado pela Cátedra de Educação Básica

A Cátedra de Educação Básica, parceria entre o Itaú Social e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realiza o primeiro seminário do Ciclo Ação e Formação do Professor neste sábado, 16 de março, das 9 às 18 horas.

Acompanhe a transmissão ao vivo, no dia do evento, neste link. As inscrições presenciais já foram encerradas.

Voltado para a professores, equipes pedagógicas e dirigentes escolares, a proposta do seminário é debater o profissionalismo, competência, planejamento, avaliação e experiências inovadoras na educação. Confira a seguir a programação completa do evento, que será composto por quatro mesas:

 

9h: Abertura – Guilherme Ary Plonski (FEA e IEA/USP)

9h30 às 10h10: Palestra A – O Professor e a Ideia de Profissionalismo – Nílson José Machado (FE e IEA/USP)

A ideia de Profissionalismo entre o mercado e o Estado: competência técnica, compromisso público, autorregulação. O Professor como um Profissional: análise de duas competências específicas (mediação e cartografia).

10h10 às 10h50: Palestra B – O Professor e suas Competências -Lino de Macedo (IP e IEA)

A ideia de Competência e suas implicações no trabalho do professor. Significado de uma escola de competências. Modelos de atuação docente em uma perspectiva construtivista. Crítica à ênfase no desempenho competente, hoje.

10h50 às 11h20: Coffe-Break

11h20 às 12h40: Debate

12h40 às 14h10: Almoço

14h10 às 14h50: Palestra C – A Ação do Professor como Profissional – Luís Carlos de Menezes (IF e IEA/USP) / Elie Ghanem (FE e IEA/USP)

Sentidos e atributos do termo “profissional” no caso dos professores. A necessária integração entre o cognitivo e o prático, a instrução e o exercício profissional. Alguns questionamentos e demandas para governos e sociedade civil.

14h50 às 15h30: Palestra D – Atratividade e Carreira Docente – Caroline Tavares (Todos pela Educação)

A atuação profissional na carreira docente e a escolha da profissão perpassam pelo campo da atratividade do ser-docente nos dias atuais. Apontamentos necessários para a reflexão sobre o futuro da carreira do magistério.

15h30 às 16h: Coffe-Break

16h às 17h20: Debate

17h20 às 17h50: Síntese/Encerramento

 

Além dos debates, o evento possibilitará a sistematização de informações fundamentadas sobre experiências pontuais e políticas educacionais nos três níveis de governo.

O Ciclo Ação e Formação do Professor também realizará mais dois encontros, em abril e maio, sempre aos sábados, para que professores possam acompanhar as programações sem comprometer suas rotinas de sala de aula. Confira neste link mais informaçoes sobre os próximos seminários.

 

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.