Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Assista à transmissão ao vivo do seminário sobre planejamento e avaliação na educação básica

Evento faz parte do Ciclo Ação e Formação do Professor, idealizado pela Cátedra de Educação Básica

A Cátedra de Educação Básica, parceria entre o Itaú Social e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realiza o segundo seminário do Ciclo Ação e Formação do Professor neste sábado, 13 de abril, das 9 às 18 horas.

Acompanhe a transmissão ao vivo, no dia do evento, neste link. As inscrições presenciais já foram encerradas.

Voltado para a professores, equipes pedagógicas e dirigentes escolares, a proposta do seminário é debater o profissionalismo, competência, planejamento, avaliação e experiências inovadoras na educação. Confira a seguir a programação completa do evento, que será composto por quatro mesas:

 

9h: Abertura

9h30 às 10h10: Palestra A – Ação do Professor: Liberdade, Responsabilidade, Tolerância – Luís Carlos de Menezes (IF e IEA/USP)

Educar envolve complexas relações entre meios e fins, entre práticas e valores. É imensa a responsabilidade do professor ao planejar a aprendizagem, ao ensinar com liberdade, ao vivenciar a tolerância em situações de ensino. Contribuir para a formação de uma juventude autônoma, responsável e tolerante é a meta maior.

10h10 às 10h50: Palestra B – Planejamento: Concepções de Conhecimento e Ações Docentes – Nílson José Machado (FE e IEA/USP)

O modo como se pensa o conhecimento e a arquitetura de ações docentes como o planejamento e a avaliação. O encadeamento cartesiano,as imagens da rede, do iceberg, a ideia de Commons: a Epistemologia como garimpo da Didática.

11h20 às 12h40: Debate

12h40 às 14h10: Almoço

14h10 às 14h50: Palestra C – Avaliação: As ideias de medida e valor e o significado dos indicadores – Lino de Macedo (IP e IEA/USP)

Os processos de avaliação e os três domínios: cognitivo (conceitual e procedimental), sócio afetivo (emoções, valores, atitudes e convivência) e psicomotor (desempenho face a um objetivo ou meta). Construção de indicadores: as ideias de medida e de valor.

14h50 às 15h30: Palestra D – Avaliação e Planejamento: Boas práticas para o uso da hora/atividade na autoformação – Claudia Costin (FGV- CEIPE)

A formação continuada dos professores perpassa, também, por um processo de autoformação, que se dá dentro e fora do espaço escolar. Desafios e propostas para otimização do uso do 1/3 do tempo remunerado como espaço de planejamento e avaliação.

15h30 às 16h30: Coffe-Break

16h às 17h20: Debate

17h20 às 17h50: Síntese/Encerramento

 

Além dos debates, o evento possibilitará a sistematização de informações fundamentadas sobre experiências pontuais e políticas educacionais nos três níveis de governo.

O Ciclo Ação e Formação do Professor também realizará mais um encontro, em maio, sobre experiências inovadoras na educação básica. Mais uma vez ocorrerá num sábado, para que professores possam acompanhar as programações sem comprometer suas rotinas de sala de aula. Confira neste link mais informaçoes sobre o próximo seminário.