Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Artigo mostra experiências de professores em curso sobre ensino de matemática antirracista

A publicação tem o objetivo de inspirar os futuros docentes a utilizarem a abordagem “Modelagem Matemática” como forma de valorizar a cultura negra e tradições do território


Apesar da importância da matemática no cotidiano, o ensino da disciplina em sala de aula segue sendo um desafio para professores, que recorrem a diferentes metodologias para potencializar a aprendizagem dos estudantes. Uma dessas abordagens é a “Modelagem Matemática”, inspiração para o curso para docentes de Uberlândia (MG). A experiência resultou no artigo “Modelagem Matemática: contribuição de um curso de formação de professores”, disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica

O projeto faz parte da pesquisa “Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de Professores: possibilidades de implementação da Lei 10.639/03 no Ensino de Matemática”, apoiada pelo Itaú Social e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

A Modelagem Matemática é um método que considera fenômenos naturais e de engenharias do território. Na experiência apresentada no artigo, o curso destacou elementos da cultura da região de origem afro-brasileira, como técnicas de trançados, movimentos da dança congada e a construção das minas de Ouro Preto (MG), que apresentam um arco catenário, formato considerado ideal para distribuição do peso.

Por meio da experiência positiva narrada pelos professores que participaram da formação, o artigo reforça a importância de dar notoriedade às manifestações negras, como forma de aproximar a disciplina do estudante. Segundo a publicação, a representatividade contribui para estimular o aluno no desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da participação ativa na sala de aula.

ℹ️ Conheça a Tecnologia Educacional Formação em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

“A matemática é marcada pelo alto índice de reprovação, especialmente de estudantes negros. No entanto, cabe perguntar se eles são estimulados a aprender Matemática de maneira que se sintam protagonistas do processo de construção do conhecimento”, diz o professor Rogério Fernando Pires, um dos realizadores da pesquisa.

Sobre o edital
O edital selecionou 15 projetos de pesquisas para serem aplicadas em diferentes locais, como a pesquisa “Etnomatemática”. Também foram apoiados nove autores para produzirem artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. As iniciativas receberam apoio técnico e financeiro do Itaú Social e podem ser acessadas gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros conteúdos serão gerados a partir de pesquisas aplicadas, apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.