Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Artigo explora relevância da cultura quilombola no ensino de física e astronomia

Autor crítica apagamento histórico do conhecimento dos povos originários durante o processo de aprendizagem das disciplinas


Os desafios e a potencialidade da aprendizagem de física e astronomia estão previstos no artigo “Educação escolar quilombola: desafios para o ensino de Física e Astronomia”. A obra está disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica

O autor Alan Alves Brito aborda que as escolas, geralmente, ensinam apenas os conceitos metodológicos de ambas as disciplinas, que envolvem teorias, experiências e observação. O artigo, porém, explora noções a partir da visão de estudantes de outras etnias.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

“A investigação científica, para eles, só terá fundamento se praticada sob o olhar de outra lógica, relacionada ao sujeito, ao objeto e à natureza, destituída de hierarquização da flora, da fauna e dos fungos [reino dos fungos]. É por meio do diálogo intercultural e interdisciplinar com as comunidades quilombolas que as ciências físicas também se humanizam, reconhecendo saberes que definem identidades”, diz Alves Brito.

O conceito apresentado no artigo já foi colocado em  prática em escolas de comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul, porém o autor identificou desafios estruturais a serem enfrentados, como a falta de acesso à internet, laboratório e bibliotecas. 

O material é resultado da pesquisa “Zumbi-Dandara dos Palmares”, selecionada pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, promovido pelo Itaú Social e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades). 

O estudo também produziu outros conteúdos que estão disponíveis para profissionais da educação, estudantes e interessados, confira:

Sobre o edital
O edital selecionou 15 projetos de pesquisas a serem aplicadas em todas as regiões do país. Nove autores receberam apoio para produzirem artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. As iniciativas receberam suporte técnico e financeiro do Itaú Social e podem ser acessadas gratuitamente no site do programa.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.