Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Artigo destaca necessidade de apoio na valorização da literatura negra nas escolas

Publicação foi baseada em uma pesquisa aplicada no município de Serra (ES), que contou com formação de docentes e experiências pedagógicas literárias


A falta de representatividade de autores negros na escola e de formação de docentes sobre literatura africana e afro-brasileira foram os temas do artigo “Formação Docente e Literatura Infantil: intervenções e pesquisas do LitERÊtura”, disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica

O conteúdo da publicação foi baseado na experiência pedagógica desenvolvida na  Escola Municipal Antonio Vieira de Rezende, em Serra (ES). O projeto abordou a relevância da leitura de autores negros e acompanhou atividades desenvolvidas por professores relacionadas à  mediação de leitura.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

O documento também apresenta críticas ao PNLD (Plano Nacional  do Livro e do Material Didático), responsável pela entrega de livros para as escolas públicas, em que destaca a falta de valorização de obras de autoria de escritores negros entre os títulos distribuídos pelo programa.

“Em relação à análise do edital do PNLD Literário 2018, percebe-se claramente a predominância de um tom generalista, enquanto as referências às relações étnico-raciais no documento são poucas e insuficientes, quase limitando-se a meros lembretes que aparentam ser formalidades mecânicas. Não se observa estímulo, de maneira direta e ativa, ao debate racial no ambiente escolar. Além disso, as marcas estéticas de uma obra literária são pouco propostas no documento para a seleção das obras”, explica as autoras do artigo, Débora Cristina de Araujo, Sonia Dalva Pereira da Silva, Daniela dos Santos Alacrino e Amanda Ribeiro de Almeida.

Outro argumento apresentado na publicação é a relevância de iniciativas para a sociedade civil na difusão de uma educação antirracista dentro e fora do ambiente escolar, além de exigir maior visibilidade da literatura negra diante manfestaçoes e movimentos desses grupos. 

Sobre o projeto
A realização desse artigo foi resultado da  pesquisa aplicada “LitERÊtura: formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira”, apoiada pelo Itaú Social, por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica. Esse é o terceiro conteúdo resultante desse estudo, sendo que o primeiro foi um ensaio sobre experiências pedagógicas e o segundo um livro com sugestões de obras literárias que valorizam aspectos da cultura negra.

A iniciativa foi organizada pelo grupo Erer (Educação das Relações Étnico-Raciais), vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, com o  objetivo de investigar temas relacionados à literatura infantil, formação docente e produtos culturais para as infâncias sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana.

Sobre o edital
Além das pesquisas, foram selecionados nove autores para produzirem artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros conteúdos serão gerados a partir de pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.