A falta de representatividade de autores negros na escola e de formação de docentes sobre literatura africana e afro-brasileira foram os temas do artigo “Formação Docente e Literatura Infantil: intervenções e pesquisas do LitERÊtura”, disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica.
O conteúdo da publicação foi baseado na experiência pedagógica desenvolvida na Escola Municipal Antonio Vieira de Rezende, em Serra (ES). O projeto abordou a relevância da leitura de autores negros e acompanhou atividades desenvolvidas por professores relacionadas à mediação de leitura.
ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial
O documento também apresenta críticas ao PNLD (Plano Nacional do Livro e do Material Didático), responsável pela entrega de livros para as escolas públicas, em que destaca a falta de valorização de obras de autoria de escritores negros entre os títulos distribuídos pelo programa.
“Em relação à análise do edital do PNLD Literário 2018, percebe-se claramente a predominância de um tom generalista, enquanto as referências às relações étnico-raciais no documento são poucas e insuficientes, quase limitando-se a meros lembretes que aparentam ser formalidades mecânicas. Não se observa estímulo, de maneira direta e ativa, ao debate racial no ambiente escolar. Além disso, as marcas estéticas de uma obra literária são pouco propostas no documento para a seleção das obras”, explica as autoras do artigo, Débora Cristina de Araujo, Sonia Dalva Pereira da Silva, Daniela dos Santos Alacrino e Amanda Ribeiro de Almeida.
Outro argumento apresentado na publicação é a relevância de iniciativas para a sociedade civil na difusão de uma educação antirracista dentro e fora do ambiente escolar, além de exigir maior visibilidade da literatura negra diante manfestaçoes e movimentos desses grupos.
Sobre o projeto
A realização desse artigo foi resultado da pesquisa aplicada “LitERÊtura: formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira”, apoiada pelo Itaú Social, por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica. Esse é o terceiro conteúdo resultante desse estudo, sendo que o primeiro foi um ensaio sobre experiências pedagógicas e o segundo um livro com sugestões de obras literárias que valorizam aspectos da cultura negra.
A iniciativa foi organizada pelo grupo Erer (Educação das Relações Étnico-Raciais), vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, com o objetivo de investigar temas relacionados à literatura infantil, formação docente e produtos culturais para as infâncias sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana.
Sobre o edital
Além das pesquisas, foram selecionados nove autores para produzirem artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.
Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros conteúdos serão gerados a partir de pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.