Está disponível para download gratuito o aplicativo “Educaya”, que apresenta pontos históricos que tiveram relação com a comunidade negra e indígena no território do Cariri Cearense. A ferramenta digital é um dos produtos disponíveis no acervo Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica e está na Google Play para celulares Android, iPhone e Windows Phone.
As memórias listadas no aplicativo são da Comunidade do Gesso, localizada entre os bairros Centro, Pinto Madeira, Santa Luzia e São Miguel, do município de Crato (CE), pertencente à macrorregião Cariri Cearense.
ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial
O objetivo a ferramenta digital é apresentar aos docentes e gestores escolares a influência dos povos negros e indígenas na formação cultural da região e, a partir desse conteúdo, desenvolver propostas pedagógicas que busquem resgatar e valorizar a história do território.
“O aplicativo está associado aos pontos de memória da comunidade e direciona os percursos urbanos para traçar uma cartografia étnico-racial, apresentando uma parte importante da história do lugar”, explica a professora e coordenadora da pesquisa Cícera Nunes.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a equipe de informática do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) do Ceará, justamente para a identificação dos pontos de memória da comunidade do Gesso.
Além de mostrar o passado do território, o aplicativo apresenta locais que foram ressignificados pela comunidade, como a linha férrea que hoje é organizada pelos moradores como um sítio urbano, com plantação de ervas medicinais e árvores frutíferas.
Sobre a pesquisa
Esse é o segundo conteúdo produzido por meio da pesquisa aplicada “O currículo e os processos de formação no campo das relações étnico-raciais na educação básica numa perspectiva inter e transdisciplinar”, apoiada pelo Itaú Social, por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica. A primeira publicação foi um livro que inspirou o desenvolvimento desse aplicativo, que mostrava a relação da presença negra e indígena no território do Cariri Cearense.
Sobre o edital
Além das pesquisas, foram selecionados nove autores para produzirem artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.
Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros conteúdos serão gerados a partir de pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.