Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Mais de mil estudantes e professores participam da etapa semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Entre os dias 23 de outubro e 19 de novembro, participantes de todo o país se encontram em São Paulo para oficinas divididas por gênero textual

 

Um dos momentos mais esperados da 6ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa se inicia hoje:mais de mil estudantes e professores de todo o Brasil participam da etapa semifinal na cidade de São Paulo. Até 19 de novembro, serão realizados cinco encontros, divididos conforme as categorias de gêneros textuais do concurso: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião.

Na programação, estão previstas palestras, passeios culturais, debates com artistas, escritores e atividades de produção de texto. Por terem chegado à semifinal, os participantes ganham um cupom para a retirada de livros na biblioteca montada no evento. Todos os semifinalistas também recebem uma medalha de bronze.

Um evento de premiação marcará o último dia de cada encontro. Serão anunciados os 173 alunos e professores finalistas da Olimpíada, que receberão uma medalha de prata e um leitor de livro digital como prêmio. Eles participarão da grande final, marcada para o dia 9 de dezembro, em cerimônia na Sala São Paulo.

 

Confira o calendário dos encontros da etapa semifinal:

23 a 25 de outubro: Crônica – 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Participantes: 125 alunos e 125 professores

 

28 a 30 de outubro: Memórias Literárias – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

Participantes: 125 alunos e 125 professores

 

4 a 6 de novembro: Poema – 5º ano do Ensino Fundamental

Participantes: 65 alunos e 65 professores

 

11 a 13 de novembro: Documentário – 1º e 2º anos do Ensino Médio

Participantes: 189 alunos e 63 professores

 

17 a 19 de novembro: Artigo de Opinião – 3º ano do Ensino Médio

Participantes: 65 alunos e 65 professores

Confira neste link a lista de alunos semifinalistas.

 

Blog

Todas as atividades dos encontros de semifinalistas serão divulgadas nos blogs da Olimpíada, em tempo real. Também serão feitas publicações nas redes sociais. Recurso inédito, o blog traz um mapa interativo do Brasil com a região,  estado e cidade de onde vêm os participantes. Além do nome e da escola dos semifinalistas, é possível ainda ler um trecho do texto que os trouxe à semifinal.

O blog da categoria Crônica já está no ar.

 

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Este ano, homenageia a escritora Conceição Evaristo.

Em sua sexta edição, recebeu mais de 170 mil inscrições de todos os estados brasileiros, com a participação de 42.086 escolas públicas. Lançada em fevereiro, houve um período de inscrições e de adesões das secretarias de educação, seguida por etapas nas escolas, municípios e estados. A etapa semifinal está em curso. É possível conferir as etapas do concurso neste link.

A alta adesão é fruto de uma intensa mobilização de professores, secretarias da educação, estudantes, além dos parceiros Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).