Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

“Alfabetização como foco de gestão educacional” é o novo curso do Polo

Formação tem o objetivo de contribuir com secretarias municipais de educação com o desafio da alfabetização na retomada das aulas presenciais


A pandemia da Covid-19 provocou o fechamento de colégios em todo o país, levando crianças e adolescentes a realizarem atividades escolares remotamente por quase 280 dias, segundo o Censo Escolar 2021. Esse período distante das salas de aulas provocou diversas perdas nas aprendizagens dos estudantes, como o atraso na alfabetização.

Com a proposta de apoiar secretarias Municipais de Educação em sua política pedagógica, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, lançou o curso “Alfabetização como foco da gestão educacional”, disponível gratuitamente para gestores escolares, técnicos de secretarias e interessados pelo tema.

O conteúdo, elaborado com a parceria técnica da Comunidade Educativa Cedac, conta com duração de oito horas e oferece certificação. 

Após a realização dos quatro tópicos disponíveis, a expectativa é que a formação contribua para que o cursista compreenda as concepções de alfabetização; construa ou revise o diagnóstico sobre o tema; e organize o planejamento para aprimorar o trabalho de alfabetização na rede.

O novo curso compõe o percurso Recuperação das Aprendizagens”, que reúne outras seis formações. Estão disponíveis materiais e ferramentas pedagógicas que apoiam ações focadas na redução das desigualdades ampliadas pela pandemia e garantem o direito às aprendizagens de todos os estudantes.

Polo
O Polo foi lançado em 2019 e alcançou a marca de 140 mil usuários, entre docentes, gestores de educação e representantes de organizações da sociedade civil, além de ter emitido mais de 80 mil certificados e oferecer 50 cursos de forma aberta e gratuita. O objetivo da plataforma é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.