A pandemia da Covid-19 provocou o fechamento de colégios em todo o país, levando crianças e adolescentes a realizarem atividades escolares remotamente por quase 280 dias, segundo o Censo Escolar 2021. Esse período distante das salas de aulas provocou diversas perdas nas aprendizagens dos estudantes, como o atraso na alfabetização.
Com a proposta de apoiar secretarias Municipais de Educação em sua política pedagógica, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, lançou o curso “Alfabetização como foco da gestão educacional”, disponível gratuitamente para gestores escolares, técnicos de secretarias e interessados pelo tema.
O conteúdo, elaborado com a parceria técnica da Comunidade Educativa Cedac, conta com duração de oito horas e oferece certificação.
Após a realização dos quatro tópicos disponíveis, a expectativa é que a formação contribua para que o cursista compreenda as concepções de alfabetização; construa ou revise o diagnóstico sobre o tema; e organize o planejamento para aprimorar o trabalho de alfabetização na rede.
O novo curso compõe o percurso “Recuperação das Aprendizagens”, que reúne outras seis formações. Estão disponíveis materiais e ferramentas pedagógicas que apoiam ações focadas na redução das desigualdades ampliadas pela pandemia e garantem o direito às aprendizagens de todos os estudantes.
Polo
O Polo foi lançado em 2019 e alcançou a marca de 140 mil usuários, entre docentes, gestores de educação e representantes de organizações da sociedade civil, além de ter emitido mais de 80 mil certificados e oferecer 50 cursos de forma aberta e gratuita. O objetivo da plataforma é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação.