O dia 5 de dezembro, celebrado como Dia Nacional da Acessibilidade, foi criado com o intuito de trazer reflexões acerca dos desafios em incluir pessoas com deficiência na sociedade, especialmente em áreas que promovem o convívio social. Para apoiar a inclusão, o Itaú Social destaca programas que contribuem para a ampliação do acesso de crianças e adolescentes com deficiência à educação e à literatura.
A necessidade de ter um olhar mais atento aos estudantes com deficiência ficou ainda mais evidente durante a pandemia. Dados levantados ao longo das edições da pesquisa “Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias” (iniciada em 2020) mostraram que as crianças não receberam apoio adequado e tiveram mais dificuldades para retornar à escola.
Em dezembro de 2021, o receio de mães, pais e responsáveis de crianças com deficiência em relação à desistência escolar era quase 10% maior quando comparado às famílias convencionais, 28% contra 19%, respectivamente.
Garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem desses estudantes nas redes de ensino vai além da acessibilidade arquitetônica, com rampas e elevadores. A partir dessa preocupação, o programa Melhoria da Educação desenvolveu a “Tecnologia Educacional Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência”, em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes.
O conteúdo está disponível para dirigentes e equipes das secretarias municipais de educação e oferece estratégias pedagógicas, mecanismos de monitoramento e avaliação na perspectiva inclusiva.
Literatura
Desde 2012, as campanhas do programa Leia com uma criança, organizações da sociedade civil e secretarias de educação têm a oportunidade de solicitar livros infantis acessíveis para as crianças com deficiência de zero a seis anos. Durante os últimos dez anos foram entregues 42.842 exemplares em braile e fonte ampliada e 15.492 livros com recursos de acessibilidade.
Confira entrevista sobre o processo de tradução das obras em braile
O acesso à literatura é fundamental no processo de ampliação do repertório cultural, elaboração de sentimento e emoções e desenvolvimento do senso estético Para o público com deficiência, os livros com recursos acessíveis são ainda mais relevantes por contribuir com a autonomia, possibilitando melhor inclusão na sociedade.
Além dos livros impressos, o programa Leia com uma criança disponibiliza títulos infantis audiovisuais acessíveis para pessoas com deficiência e seus responsáveis ou curadores, e também para organizações que desenvolvam ações relacionadas ao livro e à leitura. O catálogo conta com as 22 obras – distribuídas ao longo dos 12 anos do programa – com recursos de locução e audiodescrição. Para ter acesso, basta preencher o cadastro no site.