Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

A Escrevivência de Conceição Evaristo é discutida em seminário virtual

Nos dias 11 e 12 de novembro, Itaú Social promove evento sobre a narrativa da escritora mineira, com transmissão ao vivo. Inscreva-se!


O Itaú Social, em parceria com a MINA Comunicação e Arte, promove nos dias 11 e 12 de novembro, às 15 horas, o seminário “A Escrevivência de Conceição Evaristo”. O evento on-line reunirá especialistas, pesquisadoras e pesquisadores para debater sobre a importância da Escrevivência para a cultura nacional nas dimensões da história, artes, educação e comunicação.

Na ocasião, será lançado o livro “Escrevivência: a escrita de nós – Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo”, organizado por Constância Lima Duarte e Isabella Rosado Nunes, que apresenta diversos olhares sobre o conceito-experiência criado pela autora em sua dissertação de mestrado, em 1995.

Nas palavras de Conceição Evaristo, Escrevivência, “em sua concepção inicial, se realiza como um ato de escrita das mulheres negras, como uma ação que pretende borrar, desfazer uma imagem do passado, em que o corpo-voz de mulheres negras escravizadas tinha sua potência de emissão também sob o controle dos escravocratas, homens, mulheres e até crianças”.

Confira a programação completa