Ir para o conteúdo Ir para o menu
Logo Itaú Social
Polo de desenvolvimento educacional

7º Fórum Nacional Undime debate direito à aprendizagem e acesso escolar

Evento em Recife reuniu cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias de educação e educadores

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) reuniu cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos estratégicos no 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento ocorreu entre os dias 14 e 17 de agosto, em Recife, com o tema “O direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”.

Durante os quatro dias de programação, foram aprofundados assuntos como financiamento da educação, implementação da Base Nacional Comum Curricular, formação do professor e seu papel no processo de ensino e aprendizagem, além de políticas e programas para garantia do direito à educação.

As oficinas temáticas oferecidas no evento abordaram a liderança e a gestão de recursos humanos, a introdução ao sistema municipal de ensino e principais marcos legais, a estrutura da secretaria e práticas pedagógicas, e administração e gestão dos recursos financeiros.

Na abertura do Fórum, o ministro da Educação Rossieli Soares anunciou a renovação da parceria com o Itaú Social para a edição de 2019 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O programa é realizado pelo MEC e Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A Undime é uma associação civil sem fins lucrativos, com foco em articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação na construção e defesa da educação pública com qualidade social.