Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Itaú Social participa de debate sobre o papel da Matemática na economia digital

Evento conta com a participação da professora da Universidade de Stanford Jo Boaler, idealizadora da abordagem Mentalidades Matemáticas, além de diferentes especialistas brasileiros


No dia 20 de agosto será realizado o painel “Como a Matemática vai incluir o Brasil na economia digital”, que reunirá especialistas para debater a democratização do ensino da Matemática em um mundo cada vez mais tecnológico. O  evento é organizado pelo Instituto Sidarta, em parceria com B3 Social, Fundação Itaú e Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), e será voltado para educadores, formuladores de políticas públicas e líderes do setor produtivo.

ℹ️ Curso de férias do Mentalidades Matemáticas proporciona ganho de aprendizagem aos estudantes

O evento será dividido em dois momentos. O primeiro abordará propostas para tornar o ensino da matemática nas escolas mais atual e alinhado às transformações tecnológicas. Segundo Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford e idealizadora do “Mentalidades Matemáticas”, é urgente garantir o letramento em dados de crianças e adolescentes, visto a exposição constante a informações nas redes sociais, o volume massivo de conteúdos e a disseminação de fake news

Os especialistas da segunda mesa irão debater como poder público, setor privado e terceiro setor podem contribuir com o avanço do ensino da matemática no Brasil. Na ocasião, serão apresentados programas e iniciativas que estimulam a melhora do desempenho dos estudantes na disciplina.

Além de Boaler, o evento terá a presença de Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social; Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada); Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC (Ministério da Educação); Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação); e Thiago Nascimento, diretor-executivo do Instituto Decodifica, também participarão do debate.

ℹ️ Coletânea reúne práticas de matemáticas para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Sobre o Mentalidades Matemáticas
A abordagem incentiva discussões colaborativas e valoriza as diferentes maneiras de pensar a disciplina. No Brasil, a rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul e municipal de Vespasiano (MG) são exemplos de formações com docentes para orientar a adoção do “Mentalidades Matemáticas” com os estudantes.

Painel “Como a Matemática vai incluir o Brasil na economia digital”
Dia: 20 de agosto
Horário: das 8h30 às 13 horas
Local: Auditório B3 – Rua Quinze de Novembro, 275 – São Paulo, SP

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.