Nesta quinta-feira, 06 de maio, celebra-se o Dia da Matemática. A data é uma homenagem ao nascimento do brasileiro Júlio César de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan. O professor gostava de misturar conteúdo matemático com histórias de aventura e escreveu dezenas de livros nesse contexto.
Tornar a matemática mais interessante também é a proposta do Mentalidades Matemáticas. Aqui no Brasil, a metodologia é disseminada pelo Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social, que está promovendo a série de webinários “Mentalidades Matemáticas: Multiplicando Saberes”.
O objetivo dos eventos virtuais é engajar educadores para que, juntos, se desenvolvam profissionalmente, troquem experiências e explorem o ensino da matemática.
A pauta deste ano é a vivência de professores de todo o Brasil, bem como mostrar o impacto da abordagem Mentalidades Matemáticas em alunos do Ensino Fundamental I. “Tá com medo? Vai com medo mesmo!” foi o tema do primeiro encontro, que foi ao ar no último dia 22 de abril e está disponível na íntegra no canal do YouTube do programa.
Além disso, no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, já está disponível o curso “Conhecendo as Mentalidades Matemáticas”, que tem como objetivo despertar a curiosidade de professores para uma outra forma de abordar a matemática na sala de aula.