Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Profissionais de Alagoas concluem a primeira turma do curso de apoio às transições para Anos Finais do Ensino Fundamental

Após a conclusão da experiência, conteúdo ficará disponível no Polo para que outras redes de ensino possam replicar as práticas em seus territórios


Profissionais de educação de Alagoas receberam, no dia 11 de abril, os certificados de conclusão do “Curso de Apoio às Transições nos Anos Finais”, realizado pelo Itaú Social. O evento, que contou com a apresentação de experiências exitosas de redes municipais de ensino, ocorreu em Maceió e foi organizado pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) do estado.

Além dos conteúdos on-line, a formação contou com encontros presenciais e virtuais e teve como foco apresentar aspectos que impactam a passagem dos estudantes para os Anos Finais do Ensino Fundamental, período do 6º ao 9º ano. A capacitação teve a expectativa de empoderar o participante para que ele possa identificar os principais desafios dessa transição em seu território, além de apresentar estratégias para superá-los.

Ao fim da formação, os participantes entregaram um plano de ação para  fomentar a criação de uma política pública de apoio do ingresso do estudante ao 6º ano do Ensino Fundamental. Cada iniciativa foi adaptada conforme a realidade do território.

Após a conclusão da experiência em Alagoas, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, disponibilizará gratuitamente ainda no mês de abril uma nova versão desse conteúdo para que outras redes de ensino possam se inspirar e replicar as práticas bem-sucedidas em seus territórios. 

ℹ️ Itaú Social divulga nota técnica sobre os desafios dos Anos Finais do Fundamental

O conteúdo apresenta conceituação teórica e propostas práticas como: integração para troca de experiência entre estudantes do 5º e 6º ano; inclusão de professores no 5º ano para preparar as crianças para o regime de pluridocência (quando há diferentes docentes especialistas em cada área da ciência); criação do grupo formado pelos profissionais da educação para acompanhar e refletir sobre o acolhimento e o desempenho dos novos alunos; entre outros.

ℹ️ Censo Escolar aponta tendência de crescimento de escolas de tempo integral nos Anos Finais Fundamental

Inspiração
O curso é uma adaptação da experiência que ocorreu no município de Pojuca (BA), coordenada pela pedagoga da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Lys Maria Vinhaes Dantas, em 2018. A proposta faz parte da pesquisa: “Sexto Ano, Transições e Participação: diagnóstico e intervenção no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, Pojuca, Bahia”, apoiado pelo edital “Anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública”, do Itaú Social e da Fundação Carlos Chagas.

A iniciativa desenvolveu oito estratégias para tornar a passagem de ano mais tranquila e humanizada. O método ficou conhecido como MAT (Modelo de Apoio à Transição), já  adotado pela secretaria Municipal de Educação de Pojuca no ano seguinte, em 2019, como forma de combater a evasão nessa etapa do desenvolvimento escolar e segue sendo utilizado pela atual gestão.

Desafios da etapa
O ingresso do estudante no 6º ano marca o início dos Anos Finais do Fundamental. É durante essa faixa-etária que o aluno passa pela transição da infância para a adolescência, lidando com transformações físicas, emocionais e comportamentais. Além do processo de mudança, a rotina escolar também se altera. Uma das mais impactantes é a saída do professor de referência para a chegada de docentes especialistas.

Na pesquisa “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental”, realizada pelo Itaú Social, em parceria com a Undime, 64% dos dirigentes municipais da educação destacam que o acolhimento do aluno no 6º ano é um desafio para a rede de educação. A taxa chama atenção, pois esse tema está à frente da melhoria da infraestrutura escolar (57,2%) e da boa convivência entre estudantes (50,7%).

Polo
A plataforma Polo foi criada em 2019 e é uma importante aliada na formação de profissionais e estudantes, conquistando a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”. Os materiais foram desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo da educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.