A inclusão de pessoas com deficiência no convívio social vai muito além de modificar o espaço físico. Algumas dessas possibilidades são a criação de materiais acessíveis e as produções audiovisuais com língua de sinais. Neste Dia Nacional da Acessibilidade (05), o Itaú Social destaca a importância dos livros infantis adaptados para garantir o acesso de crianças com deficiência à literatura.
A literatura infantil é considerada como um elemento importante na alfabetização de crianças, como confirma a 10ª onda da pesquisa Educação na Perspectiva dos Estudantes e seus familiares. Para 86% dos responsáveis por estudantes do Ensino Infantil, a leitura e a contação de histórias contribuem muito no processo de letramento.
ℹ️ Livros em braile contribuem com a alfabetização de crianças
“Além da contribuição no letramento, a literatura é fundamental no processo de ampliação do repertório cultural, elaboração de sentimento, emoções e no desenvolvimento do senso estético. Para o público com deficiência, os livros com recursos acessíveis são ainda mais relevantes por contribuir com a autonomia, possibilitando melhor inclusão na sociedade”, diz a coordenadora da Educação Infantil do Itaú Social, Juliana Yade.
Para garantir que todas as crianças tenham essa oportunidade de desenvolvimento, o Leia com uma criança oferece livros infantis adaptados para pessoas com deficiência. São 22 títulos oferecidos gratuitamente com recursos acessíveis como locução, libras e audiodescrição detalhada e poética.
ℹ️ Confira entrevista sobre o processo de tradução das obras em braile
Os conteúdos foram produzidos em parceria com o Mais Diferença e estão disponíveis apenas para famílias responsáveis por crianças com deficiência ou para OSC’s (organizações da sociedade civil) que promovem ações de acesso à leitura. Para solicitar o acesso on-line, basta preencher o cadastro no site.
O programa
Iniciado em 2010, o “Leia com uma criança” (antes chamado de Leia para uma Criança) foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecer o vínculo e a participação ativa na educação desde a primeira infância.