Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Artigo incentiva professores do Ensino Infantil a abordarem cultura afro-brasileira

Autora do estudo reflete sobre a oferta de materiais pedagógicos em creches e pré-escola no país e destaca a importância de enfrentar o preconceito racial desde a primeira infância


Com o crescimento da oferta do Ensino Infantil, a preocupação com a qualidade das atividades desenvolvidas com as crianças se tornou mais evidente. Uma das abordagens é a valorização da cultura africana e afro-brasileira, presente no artigo “A relação entre os aspectos materiais das culturas infantis e a questão étnico-racial na infância”. 

O material está disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica e foi produzido pela professora Fabiana de Oliveira. A autora analisa a falta de diversidade nos conteúdos e materiais pedagógicos oferecidos pelas escolas de Educação Infantil.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

“Desde cedo, a partir dos itens que a sociedade adulta oferece às crianças, são construídas relações estereotipadas associadas aos seus grupos étnico-raciais. O que nos interessa é pensar na cultura material destinada às crianças, especificamente a partir de livros e brinquedos voltados para a questão racial”, diz a docente.

Os materiais que a autora menciona envolvem brinquedos, livros, vestuários, ferramentas e quaisquer outros itens usados no cotidiano da creche e pré-escola que auxiliem no desenvolvimento infantil. Para Fabiana, a oferta desses elementos sob a perspectiva racial afeta o modo de brincar das crianças e a maneira como elas compreendem o mundo adulto.

“Os itens contribuem para o imaginário das culturas infantis, desenvolvendo imagens positivas de quem é diferente do padrão europeu, historicamente construído, por exemplo, pela ampla oferta de bonecas e personagens brancos”, diz a professora.

ℹ️ Confira o resultado do levantamento da Avaliação da qualidade da educação infantil

Outro aspecto relevante da relação cultural entre os estudantes, mencionado no artigo, são os momentos de socialização guiados pelas brincadeiras, convivências e exploração. Essas experiências são reconhecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na primeira infância. 

A pesquisa durou 18 meses e foi realizada com apoio do Itaú Social e do Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica. No total, o edital apoiou 15 projetos de pesquisas ocorridos em todas as regiões do país.

Sobre o edital
O edital também selecionou nove autores para a produção de  artigos científicos sobre diversos temas relacionados às práticas pedagógicas antirracistas, ao feminismo negro e à representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros conteúdos serão gerados a partir de pesquisas aplicadas, apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.