A partir do desejo de compartilhar experiências pedagógicas antirracistas, surgiu a coletânea “Educação para as relações étnicos-raciais na escola: por uma educação antirracista, inclusiva e multiétnica”. O documento concentra artigos de pesquisadores sobre educação das relações étnico-raciais e está disponível no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica.
A publicação é resultado da pesquisa “O quilombo na escola: práticas pedagógicas, identidade étnica e ancestralidade”, realizada por meio do apoio do Edital Equidade Racial na Educação Básica, do Itaú Social e do Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades).
ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial
Para a conclusão dessa coletânea, o responsável pela pesquisa, Gerson Alves dos Santos, acompanhou o trabalho dos docentes da escola do Quilombo Dona Juscelina, em Muricilândia (TO) por 18 meses. Durante esse período, o pesquisador notou que havia poucas referências metodológicas destinadas às comunidades escolares quilombolas. Observando essa lacuna, reuniu diversos artigos de estudiosos sobre o tema, como forma de facilitar o acesso dos docentes a outras experiências pedagógicas que valorizassem a cultura africana.
A publicação ainda destaca que, ao longo da história, as tradições e histórias dos povos originários foram sendo marginalizadas e que, apesar da mudança de políticas públicas educacionais, ainda há uma resistência em abordar esses conteúdos em sala de aula.
“O material é muito significativo, principalmente na comunidade, pois percebemos a ausência de instrumentos que subsidiam o trabalho do professor em sala de aula. Faltam instrumentos, materiais e métodos para a aplicação da educação e da cultura quilombola na escola”, conta o coordenador.
Sobre o edital
O edital também selecionou 15 projetos de pesquisas aplicadas, além de nove autores para redigirem artigos científicos sobre diversos temas relacionados às práticas pedagógicas antirracistas, ao feminismo negro e à representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.
Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.