Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Experiências pedagógicas antirracistas são retratadas em livro

Publicação registra atividades de docentes de nove escolas públicas no desenvolvimento de atividades pedagógicas que valorizam a cultura negra


A experiência de professores de nove escolas públicas do município de Contagem (MG) resultou na criação do livro “Prática Antirracistas em Escolas Municipais de Contagem-MG”, disponível gratuitamente no acervo digital  Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica.

A obra mostra os desafios apresentados pelos docentes em relação ao ensino da cultura africana e afro-brasileira. O conteúdo conta com artigos de pedagogos que refletem sobre o PPP (Projeto Político-Pedagógico) aplicado no município, além de sugerir a construção de uma nova proposta que considere o conhecimento e práticas étnico-raciais.

“Embora seja possível afirmar avanços nos discursos sobre igualdade, diversidade e equidade nos marcos legais da educação brasileira, a partir da Constituição de 1988, o mesmo não se pode dizer das práticas pedagógicas e curriculares que se dão no interior de diferentes escolas. Essa assimetria decorre do fato das propostas pedagógicas, concebidas pelos sistemas de ensino, dissociarem processo e produto, quando chegam ao chão da escola”, reflete o professor e autor do livro, Erisvaldo Pereira dos Santos.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

O livro também apresenta nove atividades pedagógicas bem-sucedidas aplicadas em sala de aula. Todas as iniciativas registradas mostram detalhes sobre como realizar as atividades, os materiais utilizados, os objetivos e os resultados esperados. A proposta é incentivar outros educadores a replicarem as ações com suas turmas.

Sobre o livro
A publicação foi construída ao longo de dois anos graças à pesquisa aplicada “Epistemologia Antirracistas e Projetos Políticos Pedagógicos”. A iniciativa foi uma das 15 selecionadas pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, apoiado pelo Itaú Social, realizada pelo Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Sobre o edital
O edital também selecionou nove autores para escreverem artigos científicos com diversos temas sobre relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.