Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Livro “Por uma infância Escrevivente” inaugura acervo digital

A publicação é resultado do Edital de Equidade Racial, do Itaú Social. Outras 14 produções ligadas ao programa ficarão disponíveis na plataforma ao longo do ano


Está disponível gratuitamente o livro “Por uma infância escrevivente: práticas de uma educação antirracista”, um manual com diversas sugestões de oficinas orientadas à cultura de equidade entre os estudantes. A obra inaugura o acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica e está acessível para download.

O livro é fruto de uma pesquisa aplicada ocorrida entre os anos de 2020 e 2022, no Centro Municipal de Educação Infantil Doutor Djalma Ramos, em Lauro de Freitas (BA). Ao longo desse período, foram realizadas diversas atividades com os estudantes da unidade, aquelas tiveram maior êxito foram registradas nesta publicação, oferecendo um passo a passo sobre como o docente pode aplicar cada uma dessas ações pedagógicas, desde a lista de materiais necessários até como concluir da melhor maneira cada prática.

ℹ️ Conheça as  pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

Para a professora e etnopesquisadora Fátima Santana, ações como essas são capazes de promover o contato das crianças com os saberes oriundos dos povos africanos. “A partir dessa experiência coletiva, buscamos dar visibilidade ao repertório de histórias e memórias afetivas dos alunos, famílias e equipe pedagógica, sempre pela perspectiva de uma educação comprometida com os valores identitários da cultura negra e baiana”, conta.

Também há a sugestão de incluir o conhecimento sobre culturas populares, ritmos e características de musicalidades afro-brasileiras em atividades simples, como “Faça o que mestre mandar” ou “Boca de forno”, como as brincadeiras são conhecidas na Bahia. 

Além da experiência com os estudantes, a pesquisa aplicada promoveu uma oficina gastronômica, que contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo as famílias, que participaram do preparo dos alimentos a partir das receitas compartilhadas.

Sobre o Edital
A pesquisa feita foi uma das selecionadas pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, realizado pelo Itaú Social em parceria com o Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O Edital também selecionou nove autores para escreverem artigos científicos com diversos temas sobre relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
A biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos, que serão lançados periodicamente ao longo do ano. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital de Equidade Racial. Os próximos conteúdos a serem apresentados  serão: 

  • Vídeo produzido por alunos do Ensino Médio do Coletivo de Música AfroIF, sobre o cantor e compositor Cartola;
  • Artigos sobre literatura: “LitERÊtura: formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira” e “Literatura negro-brasileira: representações de famílias negras em narrativas literárias”; 
  • Livro “Poronga da Equidade: Saberes tradicionais e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola em práticas escolares de Jambuaçu (PA)”.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.