Nesta quinta-feira, 10, voluntários de países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai e representantes do Reino Unido e Portugal se reúnem em um encontro on-line para criar novas conexões em torno do tema e mobilizar mais pessoas de cada um dos países a participarem das ações na semana da Ação Voluntária Global.
A programação deste ano realizará atividades nos oito países envolvidos e está prevista para ocorrer entre os dias 5 e 12 de dezembro, período que são celebrados o Dia Internacional do Voluntariado (5/12) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
24 estados brasileiros participam da Ação Voluntária Global em 2021
Além do planejamento, os representantes internacionais e de instituições solidárias irão compartilhar experiências exitosas sobre as ações humanitárias e os seus impactos nos respectivos territórios.
Na edição de 2021, o objetivo das iniciativas era destacar a importância da leitura na primeira infância com ações que contemplaram mediação de leitura, exibição de vídeos e filmes, realização de festas com brincadeiras e doações de roupas, brinquedos, alimentos e livros. Neste ano, foram combinados os temas da leitura, meio ambiente e sustentabilidade.
No Brasil, as ações são realizadas pelos Comitês Mobiliza Itaú, formados por colaboradores e aposentados do Itaú Unibanco espalhados em todas as regiões do país. No ano passado, os grupos realizaram 566 ações voluntárias em 36 municípios, beneficiando 36.908 crianças, adolescentes e jovens, além de 214 instituições sociais. Já até novembro de 2022, foram organizadas 229 atividades solidárias.
Comitês
Todas as ações organizadas pelos Comitês Mobiliza Itaú estão disponíveis na Plataforma Mobiliza e são realizadas em parceria com organizações da sociedade civil, escolas e outras instituições. Para ficar por dentro dessas iniciativas, basta buscar no site as atividades disponíveis, selecionando as opções de filtros por localidade, tema ou palavra- chave.