Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Parceiros na educação

Rumo ao primeiro emprego

Em Morrinhos (GO), o programa Pró-Cidadão oferece trilha de projetos que incluem formação para a cidadania e de preparação para o mercado de trabalho


O projeto selecionado no Edital Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) tem preparado jovens para o mercado de trabalho. Foto: Divulgação Pró-Cidadão

Por Lidiane Barros, Rede Galápagos, Cuiabá (MT)

O trabalho informal tem sido uma realidade para muitos jovens, que compõem boa parte da população que engrossa as estatísticas de desemprego no Brasil. Em Morrinhos (GO), o projeto Pró-Cidadão – Caminho de Superação tenta mudar essa realidade apostando em programas de desenvolvimento humano, cursos de preparação e encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho.

O Pró-Cidadão é uma iniciativa da organização da sociedade civil Assistência Infantil Dona Lourdes de Mello, em parceria com a Prefeitura Municipal de Morrinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. O contato com o projeto mudou a vida de Luiz Carlos Francisco Soares, ex-aluno e atual coordenador do programa, que é integrado às políticas públicas da prefeitura. 

“Comecei na Guarda Mirim. Tinha 14 anos quando cheguei. Fiquei até aos 21”, conta Luiz Carlos. “Cheguei a dar aulas de informática aqui, mas logo fui convidado para assumir a área de tecnologia da informação da Secretaria de Saúde. Na sequência fui para o Departamento de TI da prefeitura e agora, depois de 18 anos, volto para dar minha contribuição aqui.”

O Pró-Cidadão foi inscrito no edital Fundos da Infância e da Adolescência, do Itaú Social, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e foi uma das iniciativas selecionadas. O edital apoia ações da sociedade civil que garantam direitos das crianças e dos adolescentes, por meio da destinação do imposto de renda devido. Parte do programa IR Cidadão, do Itaú Social, o edital estimula os colaboradores do Itaú a destinar parte de seu imposto de renda devido aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIAs). Já no preenchimento da declaração do imposto de renda, qualquer contribuinte pode destinar aos FIAs até 3% de seu imposto devido. Luiz Carlos destaca que o Pró-Cidadão é um instrumento de política pública que impacta na economia do município e melhora a vida das famílias dos jovens atendidos. 

Jasmim Silva Veloso o curso permitiu acesso ao emprego em uma empresa e teve impacto na renda de sua família. Foto Pró-Cidadão

Em 2016, Raquel Silva Veloso inscreveu no curso o filho Jasmim, que hoje tem 18 anos e está empregado. “Hoje, o Jasmim está trabalhando. É uma preocupação a menos para mim”, diz Raquel. “Para fortalecer a renda, faço bolos e doces, mas está difícil a recuperação depois da pandemia.” O filho mais novo, Jael, de 13 anos, além de focar nos estudos, também já começou sua trilha no Pró-Cidadão, integrado à Guarda Mirim para complementar suas aprendizagens.

Outra frente do projeto, a Guarda Mirim atende 60 alunos, entre crianças e adolescentes. Segundo o coordenador, Luiz Carlos Francisco Soares, todos têm acesso a cursos de informática, natação, aulas de música, oficina de karatê e recreação esportiva, além de contar com professores para reforço escolar. Soares ressalta que o Pró-Cidadão tem conexões com escolas, empresas conveniadas e uma rede socioassistencial. Estão integrados ainda Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Polícia Militar e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Para ingressar tanto na Guarda Mirim quanto no Jovem Aprendiz, exige-se que os alunos estejam cursando a escola regular. Os jovens podem fazer o curso Preparatório para o Mercado de Trabalho, que prepara adolescentes para o primeiro emprego. Atualmente, há duas turmas com 40 alunos cada uma, no período matutino e vespertino. “Já contamos com 127 jovens que ingressaram no mercado de trabalho”, relata Luiz. Há também um curso de inclusão digital, no período noturno, com 38 alunos.

Luiz Carlos Francisco Soares, ex-aluno e atual coordenador do Pró-Cidadão: perspectiva de futuro por meio do acesso ao mercado de trabalho. Foto: Pró-Cidadão

A gestora do Departamento de Regularização de Dívidas de uma agência bancária local, Lohayne Morais de Abreu, 32 anos, conta que a vida de toda a sua família mudou depois que ela ingressou no Pró-Cidadão, em 2005. 

“Eu saí da zona rural, antes dos meus pais, para estudar na cidade. Tinha 15 anos. No Pró-Cidadão fiz cursos de preparação para o mercado de trabalho, o que foi determinante para que eu começasse no banco, na retaguarda de serviços internos. Em 16 anos, fui crescendo lá dentro. Quero continuar me dedicando para, quem sabe, conquistar uma diretoria no futuro”, acredita.

Saiba mais 

Leia mais

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.