Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Voluntários em Questão

A segunda edição do Voluntários em Questão reuniu colaboradores do Itaú Unibanco e seus convidados, no Centro Empresarial Itaú Unibanco, em São Paulo, no dia 19 de junho. O tema do encontro foi “O que os voluntários têm feito para melhorar o ambiente das instituições de saúde”. Felipe Mello e Roberto Ravagnani, fundadores do projeto Doutores Cidadãos, foram convidados para mediar os debates.

Os participantes discutiram, entre outras questões, como a ação voluntária organizada pode contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e como melhorar a qualidade do atendimento nas instituições de saúde.

Entre as contribuições mencionadas pelos voluntários está a atuação em diversos locais de atenção à saúde, como postos de saúde, reuniões do AA (Alcoólicos Anônimos) e casas de recuperação de dependentes químicos. Os participantes ressaltaram ainda a importância de se estimular a autoestima dos pacientes, contribuir para a humanização das equipes de atendimento e participar de mutirões de reforma dos espaços físicos das instituições atendidas. Além disso, os voluntários discutiram como colaborar em campanhas emergenciais, como as de doação de sangue e medula óssea, por exemplo.

O Voluntários em Questão faz parte de uma série de encontros entre colaboradores, amigos e familiares que tenham qualquer tipo de experiência com ações voluntárias, sejam elas pontuais ou contínuas. A intenção é promover a troca de experiências e incentivar parcerias entre os voluntários.

Para saber mais sobre essa e outras ações do programa de voluntariado do Itaú, acesse www.ivoluntarios.org.br