Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Voluntariado

O “World Giving Index 2012 – A global view of giving trends”, estudo realizado pela organização britânica Charities Aid Foundation – CAF, mostra que o Brasil está entre os dez países com o maior número de voluntários – cerca de 18 milhões.

Para estabelecer o índice, foram entrevistadas em 2011 mais de 155 mil pessoas para responder a pergunta se, no mês anterior à pesquisa, fizeram alguma das seguintes práticas: doação de dinheiro para alguma entidade ou pessoa, doação de tempo como voluntário para uma organização e ajuda a uma pessoa desconhecida. A porcentagem de indivíduos entrevistados que fez cada uma dessas ações foi somada e dividida por três. A média obtida serviu para obter o resultado de cada país, e esses valores foram colocados em um ranking. Ele traz ainda que cerca de 65 milhões de brasileiros ajudaram um desconhecido no último mês e 35 milhões contribuem financeiramente com causas sociais.

Ao fazer a análise em porcentagem, o Brasil teve 27% dos entrevistados alegando que fizeram algum tipo de ato solidário no último mês, o que faz com que o Brasil ocupe o 83º lugar no ranking. A lista dos mais solidários é liderada por anglosaxões: Austrália, Irlanda, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Como em várias outras nações, no Brasil a prática mais comum é ajuda a uma pessoa

desconhecida (44% dos entrevistados disseram ter feito isso no mês anterior à pesquisa). Os que realizaram doações financeiras representam 24% do total e os que se dedicaram ao voluntariado, 12%

 

Confira a pesquisa completa.