Programa reúne cursos, jogos, cadernos virtuais, relatos de prática e outros materiais de apoio
Os conteúdos disponíveis no portal do programa Escrevendo o Futuro contribuem para planejar o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.
Além de complementar suas aulas no Ensino Fundamental e Médio, os professores têm a sua disposição cursos de formação continuada e percursos formativos.
Confira as principais oportunidades:
Os Cadernos Virtuais trazem orientações para o professor trabalhar, em sala de aula, com a sequência didática dos gêneros textuais Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião, além de Documentário.
Os cursos on-line e gratuitos seguem as orientações previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dialogando com as práticas de análise linguística/semiótica e de linguagem: oralidade, leitura/escuta e produção escrita e multissemiótica. O calendário de 2020 será divulgado em breve.
Os Percursos Formativos reúnem, em um diagrama interativo, conteúdos organizados em três categorias: escrita, leitura e oralidade. O tutorial de navegação facilita o uso da plataforma.
Os Relatos de Prática são documentos produzidos por professores, que refletem e sistematizam o trabalho desenvolvido com seus estudantes a partir das atividades propostas na Olimpíada de Língua Portuguesa.
O espaço Literatura em Movimento aborda o ensino da leitura literária, com o objetivo de auxiliar a prática docente por meio de entrevistas, artigos, reportagens e sugestões de leituras.
Também estão disponíveis aplicativos e jogos de tabuleiro para apoiar o professor no trabalho com gêneros textuais, num formato em geral atrativo para a juventude.
Confira outros recursos formativos, como vídeos, banco acadêmico e estudos, neste link.
O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, também oferece cursos de diversas temáticas para professores, educadores e demais interessados.
Olimpíada de Língua Portuguesa
O programa Escrevendo o Futuro promoveu a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2019. O concurso contou com a participação de mais de 85 mil professores da rede pública e recebeu mais de 170 mil inscrições, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Confira como foi cada etapa do concurso e conheça os textos e documentários produzidos por estudantes de todas as regiões do país, nos gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião e Documentário.
A Olimpíada é uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o MEC (Ministério da Educação), sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Já o programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Itaú Social, também com coordenação técnica do Cenpec.