Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa escrevem sobre a experiência de estudar na pandemia

Alunos do 1° ano do ensino médio narram vivência a pedido da Folha de S. Paulo


Em meio aos impactos causados pela disseminação da Covid-19, crianças, adolescentes e jovens tiveram que se adequar, juntamente com suas famílias e toda a comunidade escolar, às novas formas de acesso ao conhecimento, cenário que tem exigido esforço, criatividade e muita flexibilidade. 

Pensando neste contexto, o jornal Folha de S. Paulo convidou alguns medalhistas da Olimpíada de Língua Portuguesa para escrever sobre a experiência escolar em meio à Covid. Eles venceram a edição mais recente, realizada em 2019, na categoria/ crônica. À época, estavam no oitavo ano do ensino fundamental. Hoje, cursam o primeiro ano do ensino médio.

Confira os textos:

Olimpíadas de Língua Portuguesa

Realizada pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e sob a coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada conta com o apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

O concurso, em sua 7ª edição, está com inscrições abertas até dia 20 de maio.

O concurso busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas, por meio de ações de mobilização para a formação continuada. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, são realizadas oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.