Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Vem aí o Polo, ambiente virtual de formação do Itaú Social

O ambiente será lançado em 21 de agosto e oferecerá diversos cursos gratuitos para profissionais da educação e de organizações da sociedade civil

 

No dia 21 de agosto, o Itaú Social lança o Polo, ambiente virtual de formação voltado para gestores de educação, coordenadores pedagógicos, professores, educadores e gestores e equipes de organizações da sociedade civil.

O ambiente reúne formações de curta duração, certificadas e gratuitas. Com materiais interativos e diversidade de temas, o objetivo é promover a aprendizagem contínua, com foco em aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação.

Desenvolvidos junto a diversos especialistas e parceiros, os cursos abordam temáticas como Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Leitura, Escrita, Matemática, Comunicação e Monitoramento e Avaliação. Acompanhe nosso site e redes sociais e fique por dentro das novidades.

Conheça os cursos oferecidos: 

 

AGOSTO

Avaliação e Aprendizagem

Carga horária: 24h

Público: Gestores (as) escolares e das secretarias de educação.

Objetivo: Ampliar a compreensão sobre os propósitos das principais avaliações externas realizadas e a importância de seus resultados para se repensar as condições a serem asseguradas para um efetivo processo de ensino e aprendizagem.

Principais temas abordados: Educação de qualidade; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); Prova Brasil; Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA); e Uso pedagógico dos resultados da ANA.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Comunidade Educativa CEDAC

 

BNCC: do Currículo à Sala de Aula

Carga horária: 10 horas

Público: Professores (as) com atuação em todos os segmentos da educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, gestores escolares e interessados (as) em se aprofundar nos assuntos abordados pela BNCC.

Objetivo: Apresentar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de uma linguagem acessível, com recursos e materiais que apoiarão o desenvolvimento do planejamento pedagógico nas unidades escolares.

Principais temas abordados: Contexto histórico e razões para a criação da BNCC; Fatores de influência nos modelos de escolas e suas relações com a BNCC; Teorias de currículo; Estrutura da BNCC e seu caráter normativo; Competências e habilidades na BNCC; Planejamento pedagógico orientado pela BNCC; e Debates propostos pela BNCC.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Instituto Singularidades

 

BNCC na Educação Infantil

Carga horária: 10 horas

Público: Gestores (as) escolares, professores (as) e educadores (as) da educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais.

Objetivo: Apresentar de forma prática as modificações do processo de aprendizagem propostas pela base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil, com linguagem acessível e recursos e materiais que apoiarão o desenvolvimento do planejamento pedagógico.

Principais temas abordados: Introdução ao conteúdo da BNCC; planejamento; campos de experiência da educação infantil; BNCC e a organização do ensino.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Instituto Singularidades

 

Captação Externa de Recursos

Carga horária: 6 horas

Público: Gestores (as) e equipe técnica de secretarias de educação e da fazenda, gestores (as) escolares, coordenadores(as) pedagógicos  e professores(as).

Objetivo: Diagnosticar problemas e buscar soluções inovadoras de captação de recursos para viabilizar projetos e contribuir para a qualidade do serviço público prestado em nível local.

Principais temas abordados: Maturidade fiscal e projetos; Doações de Organizações da Sociedade Civil e financiamento coletivo (crowdfunding); Operações de crédito e fundo perdido; Mecanismos de desenvolvimento limpo e concessões privadas de bairro; Instrumentos de política urbana; Contratos de impacto social; Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs); e Cotas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Centro de Lideranças Públicas (CLP)

 

Desenvolvimento Organizacional

Carga horária: 16 horas

Público: Educadores (as) sociais, gestores(as), equipes administrativas e técnicas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e voluntários (as).

Objetivo: Reconhecer os aspectos que contribuem para o desenvolvimento organizacional e o fortalecimento institucional das organizações sociais, oferecendo subsídios para sua constituição, seu crescimento e sua sustentabilidade.

Principais temas abordados: Aspectos jurídicos e legais; Planejamento estratégico; Estrutura organizacional; e Mobilização e captação de recursos.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Rede Filantropia

 

Educação infantil de qualidade: a BNCC na prática

Carga horária: 20 horas

Público: Formadores (as), coordenadores (as) pedagógicos(as), professores(as), educadores(as) da Educação Infantil e estudantes de Pedagogia.

Objetivo: Atualizar as concepções e práticas da Educação Infantil em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às pesquisas e teorias contemporâneas na área.

Principais temas abordados: Ser criança; Aprender pela experiência; e Papel do (a) professor (a) no desenvolvimento e na aprendizagem  das crianças.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Avante

 

Fundeb e o Financiamento da Educação

Carga horária: 6 horas

Público: Gestores (as) e equipe técnica de secretarias de educação e da fazenda, gestores (as) escolares, coordenadores (as) pedagógicos e professores (as).

Objetivo: Auxiliar no diagnóstico de problemas e ineficiências nas receitas da educação e realizar análise da realidade sobre os recursos disponíveis por meio de ferramentas práticas, bem como planejar ações para reverter esse quadro.

Principais temas abordados: Panorama geral da transferência de recurso para município; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Transferências voluntárias para educação; e Transferências obrigatórias para educação.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Centro de Lideranças Públicas (CLP)

 

Infâncias e Leituras

Carga horária: 10 horas

Público: Gestores (as) escolares, professores (as) e educadores(as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, equipes técnicas e educadores(as) de Organizações da Sociedade Civil.

Objetivo: Incentivar práticas de leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Ampliar e democratizar as oportunidades de acesso à cultura das crianças brasileiras.

Principais temas abordados: Arte e palavra na primeira infância; O papel dos (as) mediadores (as) como pontes entre os livros e a leitura; e Construção de uma biblioteca para a primeira infância.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Laboratório Emília

 

Leitura para Bebês

Carga horária: 8 horas

Público: Gestores (as) escolares, professores (as) e educadores(as) da Educação Infantil.

Objetivo: Contribuir com o planejamento das situações de leitura e o levantamento de expectativas de aprendizagens para bebês e crianças bem pequenas, para que desenvolvam familiaridade com os livros, tenham interesse em folheá-los e em ouvir sua leitura, desenvolvendo uma progressiva, atenta e interessada escuta.

Principais temas abordados: Referenciais teóricos sobre leitura para bebês e na primeira infância; Planejamento de situações de leitura para bebês e crianças bem pequenas; e Critérios para escolha de livros.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Nova Escola

 

Letramento Matemático na Educação Infantil

Carga horária: 10 horas

Público: Gestores (as) escolares, professores (as) e educadores (as) da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Objetivo: Refletir sobre o papel da matemática na educação infantil e como a escola pode ofertar experiências significativas em torno do tema, respeitando o modo de aprender e ser da criança pequena, sem necessariamente antecipar os processos do Ensino Fundamental.

Principais temas abordados: Panorama do ensino da matemática na Educação Infantil; Propostas didáticas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Planejamento de ações e experiências significativas.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Nova Escola

 

Liderança e Gestão Participativa na Escola

Carga horária: 8 horas

Público: Diretores (as) de escolas, gestores (as) municipais de educação e técnicos (as) das secretarias de educação.

Objetivo: Oferecer conceitos, abordagens e perspectivas em liderança e desenvolvimento de equipes, com ênfase em negociação e gestão de conflitos.

Principais temas abordados: Análise do papel do (a) gestor (a) escolar; Reconhecimento de características de equipes de alto desempenho; Técnicas para comunicação e gestão de conflitos; e Componentes do processo decisório.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

 

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

Carga horária: 12 horas

Público: Gestores (as) e equipes técnicas de Organizações da Sociedade Civil, gestores (as) municipais e contadores (as) e advogados (as) ligados(as) ao terceiro setor.

Objetivo: Apresentar a Lei nº 13.019/2014 (alterada pela Lei nº 13.204/2015) e os reflexos das novas regras nas parcerias entre governo e entidades sociais, incluindo aspectos legais e operacionais sobre a nova forma de firmar contratos com o Poder Público.

Principais temas abordados: Histórico das parcerias entre OSC e o Poder Público; Histórico da criação do MROSC; Impacto do MROSC nas entidades; Acesso a recursos; Dicas e cuidados para as organizações; Criação e monitoramento de indicadores sociais segundo o MROSC; e Meios de verificação de dados.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Rede Filantropia

 

Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar

Carga horária: 10 horas

Público: Diretores (as) de escola, gestores (as) municipais de educação e técnicos (as) de secretarias municipais de educação.

Objetivo: Possibilitar aos (às) gestores (as), à organização e à direção das escolas da rede pública de ensino uma melhor condução das situações cotidianas da escola, apresentando, avaliando e refletindo sobre suas práticas.

Principais temas abordados: Educação e sociedade; Gestão de recursos e processos educacionais; Projeto político-pedagógico; e Políticas e programas de educação.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

 

Projeto Político-Pedagógico para Organizações da Sociedade Civil

Carga horária: 20 horas

Público: Educadores (as) sociais, gestores (as) e equipes técnicas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Objetivo: Apresentar o projeto político pedagógico para OSC e as etapas para sua elaboração tendo como referências Educação Integral e Gestão Democrática.

Principais temas abordados: Fases e etapas de um PPP; Planejamento institucional, coletivo e colaborativo; Gestão democrática; Educação integral; Componentes do PPP; Papéis e responsabilidades; Fluxo de elaboração e divulgação do PPP; e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Centro de Referência em Educação Integral

 

SETEMBRO

Avaliação Sistêmica

Carga horária: 16 horas

Público: Gestores (as) municipais de educação, técnicos (as) das secretarias municipais de educação e gestores, equipes técnicas e administrativas de Organizações da Sociedade Civil.

Objetivo: Apresentar a avaliação sistêmica, com foco na relação entre avaliação e monitoramento, análise de processos e resultados, definição de perguntas avaliativas e importância da etapa de implementação.

Principais temas abordados: Introdução ao monitoramento e avaliação; Conceito e uso da avaliação sistêmica de programas e projetos sociais; Mapa de processos e resultados; e Critérios de avaliação.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Paulo Jannuzzi

 

Geometria e o Letramento Matemático

Carga horária: 30 horas

Público: Professores (as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivo: Relacionar teoria e prática do conteúdo de geometria para os anos iniciais do Ensino fundamental, de forma que os (as) professores (as) possam pensar em como o (a) aluno (a) desenvolve o senso espacial e compreende os conteúdos específicos da geometria.

Principais temas abordados: Fundamentos e conceitos básicos sobre geometria; Propriedade das figuras planas e tridimensionais; e Conceitos de simetria e ângulos.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Instituto Singularidades

 

Gestão de Pessoas

Carga horária: 12 horas

Público: Gestores (as) de organizações sociais e voluntários (as).

Objetivo: Contribuir com a gestão e o desenvolvimento de pessoas e o trabalho em equipe em Organizações da Sociedade Civil.

Principais temas abordados: Gestão por competências; Gestão de pessoas e equipes; Ferramentas para gestão de pessoas; e Comunicação interna e gestão de conflitos.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Rede Filantropia

 

Jovem e a Leitura

Carga horária: 10 horas

Público: Jovens, professores (as) e educadores (as) sociais, mediadores(as) de leitura e gestores(as) escolares e de Organizações da Sociedade Civil.

Objetivo: Refletir sobre os jovens e a leitura, bem como sobre o papel dos(as) mediadores (as), diante dos desafios da leitura em meio digital.

Principais temas abordados: Formação de leitores no século XXI; Era digital, novos leitores e leitura em massa; Papel da literatura na vida dos jovens; Temáticas juvenis; Importância dos clássicos; A poética do meio eletrônico; Códigos da comunicação literária digital; e Redes sociais de literatura (GoodReads, Bookstagram, Wattpad).

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Laboratório Emília

 

OUTUBRO

Avaliação Econômica de Projetos Sociais e Políticas Públicas – Gestores

Carga horária: 34 horas

Público: Gestores (as) municipais de educação, técnicos (as) das secretarias municipais de educação, gestores (as), equipes técnicas e administrativas de Organizações da Sociedade Civil. 

Objetivo: Apresentar os principais conceitos e instrumentos básicos necessários para a mensuração de impacto e o cálculo do retorno econômico. 

Principais temas abordados: Conceito e objetivos da Avaliação Econômica de Projetos Sociais; Introdução à avaliação de impacto; Conceitos básicos de estatística; e Cálculo de retorno econômico.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

 

Captação de Recursos

Carga horária: 12 horas

Público: Gestores (as) de organizações sociais, empreendedores (as) sociais, captadores (as) de recursos e voluntários (as).

Objetivo: Apresentar diferentes formas de captação de recursos para o terceiro setor.

Principais temas abordados: Elaboração de projetos; Captação de recursos com pessoas físicas e jurídicas; e Captação de recursos internacionais.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Rede Filantropia

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Carga horária: 8 horas

Público: Diretores (as) de escola; gestores (as) municipais de educação; técnicos (as) das secretarias municipais de educação.

Objetivo: Identificar ações de gestão de pessoas para melhorias nas relações interpessoais de trabalho e valorização do serviço de educação pública, com vistas à motivação dos (as) profissionais de educação como agentes de transformação.

Principais temas abordados: Serviço público (vocação e consequências); Poder de discricionariedade do (a) profissional de educação; Políticas públicas (definição e etapas); Rede de influenciadores (as) de educação; Arenas políticas da educação; Campo de atuação autônoma dos(as) gestores(as) de educação; Liderança adaptativa; Dilemas adaptativos; Teoria da motivação; Mapeamento de perfil e competências; Governança de equipes; e Feedback.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Centro de Lideranças Públicas (CLP)

 

Monitoramento Analítico

Carga horária: 16 horas

Público: Gestores (as) municipais de educação, técnicos (as) das secretarias municipais de educação, gestores (as), equipes técnicas e administrativas de Organizações da Sociedade Civil. 

Objetivo: Apresentar os conceitos de monitoramento analítico e monitoramento gerencial, a relação com o marco lógico, a construção de painéis de monitoramento e suas aplicações práticas. 

Principais temas abordados: Conceitos de monitoramento analítico e monitoramento gerencial; Etapas de especificação de painéis de monitoramento (indicadores de insumos, processos, produtos, resultados e impactos); Apresentação das principais fontes de dados, pesquisas e indicadores no Brasil; e Apresentação de aplicações específicas de painéis de monitoramento analítico.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Paulo Jannuzzi

 

Que Leitores, que Leituras

Carga horária: 10h

Público: Gestores (as) escolares e das organizações sociais, professores (as), educadores (as) sociais e mediadores (as) de leitura.

Objetivo: Aprofundar uma reflexão sobre a diversidade de perfis de leitores (as), que leitores (as) queremos formar e os diferentes tipos de leitura, enfocando a leitura literária e seus diferentes gêneros.

Principais temas abordados: Diversidade do perfil de leitores (as); Diversidade de leituras; Leitura literária; História em quadrinhos; Poesia; Livros ilustrados; e Livros infanto-juvenis.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Laboratório Emília

 

Teoria de Mudança: do Projeto à Transformação Social

Carga horária: 8 horas

Público: Gestores (as) e profissionais de Organizações da Sociedade Civil.

Objetivo: Apresentar a metodologia de teoria da mudança e seus usos para gestão de projetos em instituições, com base na definição dos elementos-base da mudança (problema e solução), elementos estratégicos (estratégias e entregáveis) e de mensuração (métricas e indicadores).

Principais temas abordados: Princípios da teoria da mudança e teoria da mudança na prática: definição do problema, solução esperada, estratégias, resultados e indicadores.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Instituto de Tecnologia Social (ITS)

 

Tutoria para Gestores Escolares

Carga horária: 30 horas

Público: Gestores (as) escolares.

Objetivo: Contribuir para a qualificação do trabalho de acompanhamento escolar desenvolvido pelas equipes gestoras das diferentes redes de ensino público do País, fomentando a construção de redes colaborativas de aprendizagem.

Principais temas abordados: Princípios da formação continuada; Pressupostos e princípios da aprendizagem do (a) adulto (a) em contexto profissional; Modelos mentais; O papel do (a) facilitador (a) e as intervenções metodológicas; Modalidades de formação; Estratégias formativas; A construção de rotinas de formação para diretores (as) escolares; Diretor (a) escolar e o (a) formador (a): a construção da relação de parceria formativa; A construção do diagnóstico escolar com foco na aprendizagem dos (as) estudantes;  Plano de formação; e Planejamento e orientação para as formações.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds)

 

Tutoria para Professores

Carga horária: 30 horas

Público: Professores (as).

Objetivo: Apoiar o aprimoramento profissional e a autonomia docente, por meio de uma metodologia de formação continuada que estimula a reflexão sobre o comportamento e a prática em sala de aula.

Principais temas abordados: Princípios da formação continuada; Pressupostos e princípios da aprendizagem do (a) adulto (a) em contexto profissional; Modelos mentais; O papel do (a) facilitador (a) e as intervenções metodológicas; Modalidades de formação; Estratégias formativas; A construção de rotinas de formação para professores (as); Professor (a) e o (a) formador (a): a construção da relação de parceria formativa; A construção do diagnóstico dos saberes docentes e as suas relações com a aprendizagem dos (as) estudantes;  Plano de formação; e Planejamento e orientação para as formações.

Modalidade: Curso on-line autoformativo

Parceiro: Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds)

 

NOVEMBRO

Avaliação Econômica de Projetos Sociais e Políticas Públicas – Gestores

Carga horária: 54 horas

Público: Gestores (as) municipais de educação, técnicos (as) das secretarias municipais de educação, gestores (as), equipes técnicas e administrativas de Organizações da Sociedade Civil. 

Objetivo: Apresentar os principais conceitos e instrumentos básicos necessários para a mensuração de impacto e o cálculo do retorno econômico. 

Principais temas abordados: Conceito e objetivos da Avaliação Econômica de Projetos Sociais; Introdução à avaliação de impacto; Conceitos básicos de estatística; e Cálculo de retorno econômico.

Modalidade: Curso presencial

 

Comunicação de Causas na Prática

Carga horária: 8 horas

Público: Gestores (as) e profissionais de comunicação de Organizações  da Sociedade Civil.

Objetivo: Apresentar as principais práticas de comunicação de causas ao redor do mundo e adaptá-las ao contexto brasileiro.

Principais temas abordados: Facebook e Instagram: mídia e imagem; YouTube: comunidades em movimento; WhatsApp: o primeiro viral; e Site e e-mail: jornadas do usuário.

Modalidade: Curso on-line ao vivo

Parceiro: Instituto de Tecnologia Social (ITS)

 

Comunicação de Impacto em Organizações da Sociedade Civil

Carga horária: 8 horas

Público: Gestores (as) e profissionais de comunicação de Organizações da Sociedade Civil.

Objetivo: Apresentar ferramentas e instrumentalizar para a construção de um plano de comunicação que gere impacto e engajamento nas organizações.

Principais temas abordados: A comunicação hoje: social e massiva; Planejamento de comunicação; Organizações da sociedade civil e imprensa; e Comunicação e públicos integrados.

Modalidade: Curso on-line ao vivo

Parceiro: Instituto de Tecnologia Social (ITS)

 

Gestão de Conhecimento

Carga horária: 8 horas

Público: Educadores (as) sociais e gestores (as) e equipes técnicas e administrativas de Organização da Sociedade Civil (OSCs).

Objetivo: Apresentar estratégias de gestão do conhecimento em OSC, considerando diferentes formas de licenciamento de conteúdo.

Principais temas abordados: Propriedade intelectual e direitos autorais; Autoria, coautoria, plágio e proteção às ideias; Licenças públicas gerais e domínio público; e Canais institucionais, relatórios e sites.

Modalidade: Curso on-line ao vivo

Parceiro: Instituto de Tecnologia Social (ITS)