A abertura das inscrições e a divulgação do regulamento ocorrem no primeiro semestre de 2020
O Edital de Equidade Racial na Educação Básica será lançado no primeiro semestre de 2020 e contemplará duas categorias: pesquisas aplicadas e artigos científicos.
Os objetivos da iniciativa são:
- identificar e apoiar pesquisas que apontem soluções para os desafios da equidade racial na Educação Básica;
- fortalecer centros e grupos de pesquisa nessa temática;
- mapear oportunidades estratégicas de atuação;
- selecionar e reconhecer artigos científicos, resultantes de pesquisa básica ou aplicada, que apresentem contribuições para o debate sobre as desigualdades étnico-raciais e a construção da equidade racial nas escolas.
O Edital é uma iniciativa do Itaú Social, sob realização do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Atuam como parceiros o Instituto Unibanco, a Fundação Tide Setubal e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A abertura das inscrições e a divulgação do regulamento ocorrem no lançamento do Edital. Seguem algumas informações sobre as categorias:
Pesquisa
- Poderão submeter projetos de pesquisa: mestres e doutores – pesquisadores, profissionais de escolas públicas ou de organizações da sociedade civil;
- Os projetos de pesquisa (inéditos ou em andamento) deverão ser propostos, necessariamente, em cooperação formal com escolas públicas que atuem com Educação Infantil, Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio;
- As pesquisas deverão estar relacionadas aos processos do cotidiano escolar;
- Serão enfatizadas pesquisas desenvolvidas coletivamente por grupos constituídos por diferentes agentes da Educação Básica;
- Para a sua execução, cada projeto selecionado receberá um aporte no valor de cento e cinquenta mil reais (R$ 150.000,00). O pesquisador principal também receberá uma bolsa de pesquisa mensal no valor de três mil reais (R$ 3.000,00). O período de execução será divulgado no regulamento.
Artigos Científicos
- Haverá três modalidades para submissão de artigos inéditos: Graduados, Mestres e Doutores;
- O interessado poderá se inscrever na modalidade de sua maior titulação, obtida, no máximo, nos últimos cinco anos;
- Cada artigo selecionado receberá menção honrosa ou reconhecimento financeiro de acordo com a modalidade: Graduados – três (3) mil reais, Mestres – cinco (5) mil reais, Doutores – oito (8) mil reais.
Acompanhe as redes sociais dos parceiros para ficar por dentro das novidades sobre o Edital.