Até às 18 horas (horário de Brasília) do dia 2 de setembro, sexta-feira, OSC (organizações da sociedade civil) e secretarias de Educação poderão solicitar os kits literários do Leia com uma criança 2022. Os livros desse ano têm a proposta de valorizar histórias, pessoas e culturas negras e indígenas. As inscrições ocorrem na página do programa.
As solicitações podem ser feitas por instituições de todo o Brasil, porém serão priorizadas aquelas localizadas em municípios mais vulneráveis, considerando parâmetros como grau de concentração de renda (Índice de Gini), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre outros. É possível conferir a lista destas cidades no regulamento oficial. As organizações podem solicitar um kit, ou seja, dois livros, para cada criança atendida ou matriculada.
Aberto o edital para indicar livros para o Leia com uma criança 2023
Os títulos infantis que serão distribuídos neste ano são “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar”, escrito por Otávio Júnior, ilustrado por Bruna Lubambo e publicado pela Companhia de Letrinhas; e o “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”, do escritor Tiago Hakiy – descendente do povo Sateré Mawé – e da ilustradora Taísa Borges, publicado pela Editora Panda Books.
Leia para uma Criança: 10 anos de histórias
Além dos livros convencionais, as instituições poderão pedi-los em versões acessíveis, em braile e com fonte ampliada para crianças com deficiência visual. Outra opção são os títulos em formato audiovisual com múltiplos recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição. Essas alternativas possuem número limitado, portanto, as organizações que atendam a este público ou que realizem ações inclusivas terão prioridade.
Leia com uma criança
Iniciado em 2010, o Leia com uma criança – antigo Leia para uma Criança – já distribuiu cerca de 63,5 milhões de livros físicos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a prática do adulto para e com a criança, estimulando a imaginação, criatividade, empatia, análise crítica e entre outros benefícios.
Serviço
Solicitações de kits da campanha
Período: até às 18 horas do dia 2 de setembro (horário de Brasília)
Inscrição: página do programa