Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Última semana para organizações da sociedade civil se inscreverem no Programa Itaú Social UNICEF


Processo de inscrição foi facilitado e instituições que atuam na educação integral não precisam submeter projetos. Inscritas participarão de percurso formativo

As inscrições para o Programa Itaú Social UNICEF se encerram na próxima sexta-feira, 21 de agosto, às 17h59 (horário de Brasília). Podem participar organizações da sociedade civil (OSCs) que contribuem com educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes há pelo menos um ano. Como o processo de inscrição foi facilitado, a instituição não precisa submeter um projeto, mas deve participar de um percurso formativo de três meses.

No percurso formativo, as OSCs inscritas terão apoio para elaborar seus planos de intervenção no território, com atividades que envolvem a escuta e a participação tanto dos profissionais das organizações como do público atendido, das famílias, comunidades e parceiros do território. Além disso, poderão acessar uma rede com outras instituições da região, visando a promoção de trocas e fortalecimento do grupo.

Após concluída essa etapa, serão selecionadas 40 instituições que receberão fomento de até R$ 100 mil cada. A seleção terá como um dos principais critérios a vulnerabilidade socioeconômica e educacional dos municípios em que as OSCs atuam. Como tradicionalmente há menor incidência de apoios, 80% das vagas serão oferecidas prioritariamente às regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O Programa

Iniciativa do Itaú Social e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com coordenação técnica do CENPEC Educação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), o Programa nasceu a partir das experiências e conquistas do Prêmio Itaú-UNICEF, que por 25 anos reconheceu projetos de educação integral no país. A transformação tem o propósito de incentivar as organizações da sociedade civil a ampliarem seu protagonismo e compromisso com seus territórios de atuação.