Jornalistas podem inscrever propostas de pautas no Edital Jornalismo de Educação, até o próximo domingo (25/10). Os oito projetos selecionados receberão financiamento de R$ 8 mil, podendo indicar possíveis despesas adicionais de até mais R$ 2 mil.
A iniciativa da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e Itaú Social tem por objetivo fomentar a produção de material jornalístico de qualidade sobre temas relevantes da educação pública brasileira. Nesta segunda edição, as pautas e trabalhos que abordem questões relacionadas às desigualdades educacionais serão priorizados. Outros temas, porém, não estão descartados.
O recurso pode ser usado de acordo com o que a pauta exige, como: garantir que o jornalista consiga se dedicar exclusivamente à reportagem ou a contratação de mais profissionais, como designers, fotógrafos ou programadores de dados.
Podem se inscrever profissionais que já exerçam a profissão há pelo menos dois anos, apresentando uma proposta de pauta com roteiro de apuração, carta de aprovação do editor do veículo escolhido – seja um que o jornalista tenha vínculo ou não -, com o interesse pela publicação do material final. A reportagem produzida poderá ser publicada em veículos impressos, portais, sites, emissoras de rádio ou TV, mas não serão aceitas indicações de blogs ou publicações pessoais.
Estudantes
O edital também conta com a categoria Estudante, que continua com o processo de inscrições aberto até o dia 31 de janeiro de 2021. Serão premiados três trabalhos de conclusão de curso (TCCs), que podem ser enviados em diferentes formatos, como livro-reportagem, especial multimídia, programa de rádio, documentário e monografia.
Os TCCs necessariamente têm que ter como foco temas relevantes da educação pública brasileira. Serão aceitos também trabalhos concluídos nos anos 2018 e 2019, e de formandos de 2020.
Comissão Julgadora
Originalidade, qualidade e relevância social serão os pilares para a avaliação da Comissão Julgadora e Editorial da iniciativa, formada pelos jornalistas Denise Chiarato (coordenadora do grupo), Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier. No caso da Categoria Jornalista, será considerada também a importância do recurso oferecido para que a pauta seja executada.